Edinho destaca legado de Dom Paulo Cezar Costa na Diocese de São Carlos

Bispo se despediu da população de Araraquara na última sexta-feira (4), com missa na Igreja Matriz

96

O bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, despediu-se da população de Araraquara em missa na última sexta-feira (4), na Igreja Matriz de São Bento. O prefeito Edinho esteve presente na cerimônia e destacou o legado deixado por Dom Paulo Cezar para a Igreja Católica da nossa região.

Depois de quatro anos e quatro meses como bispo da Diocese, Dom Paulo Cezar foi nomeado pelo Papa Francisco como 5º Arcebispo Metropolitano de Brasília. A posse na nova função será neste sábado (12), na capital federal.

“Dom Paulo Cezar deixará muitas saudades em todos nós araraquarenses. Um Pastor comprometido com o Evangelho do Cristo, com a Igreja em movimento incentivada pelo Papa Francisco. Sempre presente nas comunidades, figura marcante na vida do povo de Deus. Foram inúmeras atividades da qual participei nas paróquias de Araraquara e lá estava o nosso bispo Dom Paulo. Um exemplo de líder religioso, de compromisso com a vivência do Cristo”, afirmou o prefeito.

“Agradeço muito ao Dom Paulo por esse período de convívio e de parcerias com a Prefeitura em diversas políticas públicas de acolhimento e atendimento às pessoas mais necessitadas. Araraquara e toda a nossa região perdem uma liderança inesquecível, mas a Igreja no Brasil ganha uma voz potente na profetização da ‘Terra Prometida’. Desejo muito sucesso a ele nessa nova jornada em Brasília”, complementou Edinho.

Além do prefeito, representando o poder público, poucas pessoas estiveram presentes na missa, seguindo as orientações de prevenção da Covid-19. Participaram párocos, seminaristas e outros religiosos. A celebração foi transmitida ao público pela internet.

Biografia
Dom Paulo Cezar Costa nasceu em Valença (RJ), em 20 de julho de 1967, e recebeu sua Ordenação Sacerdotal em 5 de dezembro de 1992. Foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI em 24 de novembro de 2010 e ordenado em 5 de fevereiro de 2011, no Rio de Janeiro.

Em 22 de junho de 2016, o Papa Francisco nomeou Paulo Cezar Costa como o 7º Bispo da Diocese de São Carlos. Sua posse canônica ocorreu no dia 06 de agosto do mesmo ano.

Graduado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2001), Dom Paulo Cezar Costa teve sua caminhada eclesial marcada pela organização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, que reuniu mais de 4 milhões de jovens junto do Papa Francisco.

Atualmente, é responsável pelo Setor Universidades da Igreja no Brasil da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura, membro do Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e membro do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM); em Roma, é membro da Pontifícia Comissão para América Latina e do Pontifício Conselho para Unidade dos Cristãos.