E-book sobre estudos avançados em Direito, que homenageia Fernando Passos, tem distribuição gratuita

Obra digital conta com a participação de 26 pesquisadores

32

O livro “Estudos Avançados em Direito – Homenagem ao Professor Fernando Passos”, que é coordenador do curso de Direito e chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Araraquara – Uniara, foi lançado em formato de e-book. Para o acesso gratuito à obra, disponibilizada no link https://bit.ly/33vA1b0, os interessados devem clicar em “Comprar” e preencher um cadastro para que a opção de download apareça.

“Nessa obra, reunimos 26 pesquisadores – doutores, mestres, graduados, mestrandos e graduandos -, que se sensibilizaram com nossa ideia de fazermos uma homenagem, por parte dos corpos docente e discente do curso de Direito e do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos, ao professor Fernando Passos, que já havia sido homenageado em 2020, tanto na Semana Jurídica da Uniara quanto na obra  ‘Estudos Jurídicos: Constitucional e Empresarial em homenagem ao Prof. Fernando Passos – 20 anos de coordenação do Direito da Uniara’, organizada pelo professor doutor Antonio Carlos Rodrigues do Amaral e por mim”, conta a professora assistente da graduação e uma das organizadoras do e-book, Mariana Passos Beraldo.

A nova obra, segundo ela, é composta por treze artigos. “É um fato inédito porque é o primeiro livro coletivo produzido pelo nosso Mestrado, com integração da graduação. Agradeço, em nome dos organizadores do e-book, pelo empenho e a dedicação de todos aqueles que participaram”, declara Mariana, revelando que em breve será lançada a versão impressa da publicação digital.

O coordenador do Mestrado em Direito, Edmundo Alves de Oliveira, reforça que se trata de “um trabalho coletivo, elaborado com a participação de docentes e discentes do Mestrado e da graduação em Direito da Uniara, e ilustres convidados, sendo que a coletânea é resultado de pesquisas desenvolvidas por ambos os cursos”. “O estímulo para a sua confecção foi homenagear o professor Fernando Passos na comemoração de seus vinte anos – sendo que neste mês de maio, já são 21 anos – à frente do curso de Direito e da chefia do Departamento de Ciências Jurídicas da universidade. Objetivamos, a partir dessa coletânea, que outras sejam produzidas apresentando as pesquisas e homenageando nossos docentes. Parabéns a todos que contribuíram para a obra e, especialmente, parabéns ao professor Fernando Passos pela dedicação acadêmica, que nos trouxe a esse resultado”, declara.

Passos, por sua vez, diz que espera “estar à altura de uma homenagem tão significativa quanto essa”. “Os alunos do Mestrado e da graduação fizeram uma grande homenagem com textos de iniciação científica e com pesquisas do Programa. Queria parabenizar todos os autores. Os textos são maravilhosos, com pesquisas extremamente densas, que irão rodar o país e quiçá o mundo, visto que esses livros digitais têm avançado para outros países interessados em pesquisas sobre o que acontece no direito brasileiro. Além disso, é efetivamente uma homenagem à minha pessoa. Isso é muito honroso para mim”, finaliza.

Além de Mariana e de Oliveira, “Estudos Avançados em Direito – Homenagem ao Professor Fernando Passos” foi organizado por Geralda Cristina de Freitas Ramalheiro, Larissa Camerlengo Dias Gomes, Aline Ouriques Freire Fernandes, Augusto Martinez Perez Filho e Ricardo Augusto Bonotto Barboza.