Duas funcionárias da creche do Santa Angelina são positivadas com o Covid-19

Demais funcionários do CER Cyro Guedes Ramos continuaram trabalhando até o final do período da manhã

69

Mais duas servidoras da Educação de Araraquara foram positivadas para Covid-19, nessa quinta-feira (6). Elas trabalham no CER Cyro Guedes Ramos, no Santa Angelina.

De acordo com o SISMAR, a merendeira e a agente educacional teriam recebido ordens para não comunicar os pais dos alunos para não criar pânico. Mesmo com as duas funcionárias positivadas tendo trabalhado na unidade no período da manhã, os demais servidores foram mantidos na escola, não foram dispensados.

As servidoras positivadas foram levadas à UPA. Umas delas passou mal ao receber a notícia de que estava positivada.

Mais testes estão sendo feitos nesta tarde e mais servidores podem estar contaminados.

No último domingo (2), a servidora Queli Fernandes, de 45 anos, que trabalhava na creche do Jardim Adalberto Roxo, morreu vítima da Covid-19. Na manhã dessa quarta-feira (4), servidores fizeram uma homenagem para Queli em forma de protesto, na frente do CER José Alfredo Amaral Gurgel.

Greve e desconto salarial

A Prefeitura descontou os dias não trabalhados dos servidores que aderiram à greve da Educação. O Sismar diz que os descontos nos pagamentos foram feitos de várias formas, entre os dias 5 e 18 de abril, mas estão sendo apurados os números exatos de quantos servidores da educação tiveram descontos na folha de pagamento.

Para o Sindicato, enquanto as partes não entram em acordo, os professores  continuarão em greve.

Prefeitura
Em nota, a Prefeitura informou que, em relação ao desconto dos salários dos profissionais que aderiram à paralisação, a Subprocuradoria Geral Trabalhista emitiu parecer favorável, entendendo que, independente da greve ser declarada abusiva ou não, ela suspende o contrato de trabalho.
Ainda destacou que o desconto será, contudo, incabível, se ficar demonstrada que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público.

Segunda dose da vacina

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos profissionais da educação será realizada a partir da segunda-feira, dia 10 de maio, somente no drive-thru do Cear, das 9 às 15 horas.

Receberão a segunda dose do imunizante, educadores e funcionários de instituições públicas e particulares, com idade a partir de 47 anos, que tomaram a primeira dose em abril, apresentando o comprovante VacinaJá Educação. Eles deverão apresentar o cartão de vacinação.

São secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica (do Infantil ao Ensino Médio), professores, coordenadores pedagógicos e professores temporários. A ação faz parte do plano de imunização do governo estadual.

O cronograma de vacinação municipal tem como base as doses de vacina encaminhadas ao município pelo Departamento Regional de Saúde (DRS – Araraquara). A partir da entrega de novas remessas, o cronograma é elaborado pela Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19, seguindo os planos de imunização do Governo do Estado e do Ministério Público.