Domingo (26): “Primavera dos Museus” apresenta roteiros culturais presenciais

Atividades gratuitas para crianças e adultos acontecem em três museus da cidade e abordam o patrimônio cultural de Araraquara; cada sala receberá até 5 pessoas por vez

33

Neste domingo, 26 de setembro, três roteiros culturais agitam a programação da cidade de forma presencial, em três museus diferentes da cidade: é o projeto “Primavera dos Museus”, realizado pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, com o apoio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, ligada a Secretaria Municipal da Cultura. O tema abordado nessa edição é “Museus: perdas e recomeços”.

A programação gratuita será realizada nos museus: Voluntários da Pátria, na Praça Pedro de Toledo; Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, na antiga estação ferroviária; e no MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara, localizado na Rua 5.

Toda a programação tem início às 10 horas e se estende até às 15 horas. As atividades buscam fomentar um diálogo sobre os caminhos da museologia a partir da reabertura de atividades culturais após o período mais crítico da pandemia de COVID-19.

O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, lembra que o período de pandemia obrigou o fechamento dos museus ao público, o que trouxe perdas. “Agora é hora de pensar no recomeço, quais atividades podem reconectar museu e público. Nossa programação está voltada a refletir junto a gestores e servidores e, ao mesmo tempo, propor atividades ao ar livre para acolher o público nesta retomada. Ou recomeço”, explica.

Os roteiros envolvem: atividades educativas por meio de mediação cultural, visitas aos museus da cidade, a ocupação do espaço público em ambiente aberto e o fomento da economia solidária. “Os roteiros presenciais estão intimamente ligados com nossa proposta de difundir o patrimônio para além do material, das edificações. Já lançamos o ‘Inventário Participativo’ e, com estes roteiros e mesmo o curso no Museu Ferroviário, vamos estreitar a percepção e vivência do patrimônio intangível”, propõe o coordenador.

O roteiro “Mestre Jorge e Mestre Dito, o Artesão como Patrimônio Cultural” será realizado no Museu Histórico Voluntários da Pátria, onde haverá: mediação cultural e educativa sobre os dois mestres artesãos, Feira de Artesanato com coletivo Ê.Mana Artes e quitutes com Marcia Gibran e BrowneriAmar.

Já o roteiro “O Tempo na Estação” se dará no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, com: mediação cultural e educativa sobre o relógio centenário, feira do sebo com vinil do Sam Records, troca de livros com equipe da Biblioteca Municipal, Editora Geringonça, quitutes com ½ Xícara Cozinha e ferromodelismo – AFA (Associação de Ferreomodelismo de Araraquara).

Por fim, o roteiro “No Passo das Pegadas” acontece no MAPA – Museu de Arqueologia e paleontologia de Araraquara, com a mediação cultural e educativa sobre as pegadas no calçamento do Bulevar dos Oitis, com as convidadas da Fundação Araporã: Natália Checchi e Débora Simões. A atividade sairá do MAPA às 10 horas.

Toda a programação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. Importante destacar que cada sala receberá até 5 pessoas por vez. É indispensável ao público o cumprimento de medidas sanitárias, como: uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel.

SERVIÇO:

Primavera nos Museus

Dia:  domingo (26/09)

Horário: das 10h às 15 horas

Museu Histórico Voluntários da Pátria:

  • Roteiro: “Mestre Jorge e Mestre Dito, o Artesão como Patrimônio Cultural”

Mediação cultural e educativa sobre os dois mestres artesãos

  • Feira de Artesanato com coletivo Ê.Mana Artes
  • Quitutes com Marcia Gibran e BrowneriAmar

Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo:

  • Roteiro: “O Tempo na Estação”

Mediação cultural e educativa sobre o relógio centenário

– Feira do Sebo: Vinil com SAM RECORDS; Editora Geringonça e Troca de Livros com a equipe da Biblioteca Municipal

– Quitutes: ½ Xícara Cozinha

– Ferromodelismo – AFA (Associação de Ferreomodelismo de Araraquara)

MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara

  • Roteiro: “No Passo das Pegadas”

Mediação cultural e educativa sobre as pegadas no calçamento do Bulevar dos Oitis, com: Natália Checchi e Débora Simões (Fundação Araporã)

Horário: 10h

Duração:  1h30 – saída da porta do Museu

Atenção aos protocolos sanitários como prevenção à transmissão de Coronavírus:

Obrigatório uso de máscara de proteção

Álcool Gel disponibilizado em todos os espaços

Manter distanciamento

Cada sala receberá até 5 pessoas por vez

Grátis