DIA MUNDIAL DO RIM

Para diagnóstico da DRC, temos vários exames entre eles a dosagem da creatinina no sangue e exame de urina de rotina.

217

No dia 12 de março de 2020, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena a campanha do Dia Mundial do Rim no Brasil, tendo como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, desenvolvendo material informativo e educativo sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica (DRC) para todas as regiões do país, visando estimular os cuidados com a saúde dos rins.

Se você é diabético e tem pressão alta, você precisa obrigatoriamente saber como está o funcionamento dos seus rins, porque são essas doenças as principais causadoras de doença renal crônica. 

A doença renal crônica (DRC) é a diminuição irreversível do funcionamento dos rins, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. Geralmente nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido onde o tratamento poderá ser mais complexo com necessidade de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença para que possamos fazer um tratamento adequado. Para diagnóstico da DRC, temos vários exames entre eles a dosagem da creatinina no sangue e exame de urina de rotina. – Dr. Hernrique Carrascossi – Médico Nefrologista CRM 125.571