Dia do Delegado de Polícia: SSP homenageia profissionais da Segurança Pública

Estado possui mais de 2,4 mil delegados atuando em prol da população paulista e cumprimento das Leis

51

Nesta quinta-feira (3) é comemorado nacionalmente o “Dia do Delegado de Polícia”. A data foi determinada pelo Projeto de Lei nº2728/2011 e escolhida porque neste mesmo dia, em 1841, Dom Pedro II instituiu a “figura” do chefe de polícia para o município da Corte e suas províncias, originando os cargos de delegado e sub para a garantia do cumprimento da Lei e da ordem.

Em atenção à comemoração, a Secretaria da Segurança Pública parabeniza e agradece aos 2.458 delegados e delegadas pelo compromisso, dedicação e esforço dispensados em prol da população paulista. “O delegado de polícia exerce a função que a população precisa: proteção na área judiciária e investigativa. A todos os delegados meu respeito, admiração e apreço.”, destaca o secretário da pasta, General João Camilo Pires de Campos.

O que é preciso para ser delegado da Polícia Civil?

Para atuar na função é indispensável que este profissional seja graduado em Direito, não sendo obrigatório passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e tenha sido aprovado por meio de concurso público de provas e títulos para a ocupação do cargo.

Qual a função do delegado?

Na Polícia Civil o delegado é o chefe da unidade ao qual pertence, seja ela territorial ou especializada, sendo responsável por administrar e coordenar investigações, operações e presidir inquéritos com objetivo de combater o crime e garantir o cumprimento das leis em seu território de atuação.