Debate online marca o Dia Mundial da Água em Araraquara

A live será transmitida pelas redes sociais da Prefeitura a partir das 11h do dia 22 de março, data definida como Dia Mundial da Água pela ONU

45

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto e a Secretaria Municipal de Comunicação promovem neste Dia Mundial da Água, 22 de março, um debate online sobre o tema. A live começa às 11h e terá transmissão simultânea pelas páginas da Prefeitura de Araraquara e do Daae Araraquara no Facebook.

O debate terá a mediação do jornalista e apresentador do programa “Inteiro Ambiente”, Pedro Junqueira e contará com a participação do secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani e do superintendente do Daae, Donizete Simioni. A população poderá participar enviando perguntas.

A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir da promulgação da Declaração Universal dos Direitos da Água, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, mais conhecida como ECO-92 e visa sensibilizar a população em relação à importância de se preservar esse recurso.

Durante o evento os entrevistados irão responder diferentes questionamentos relacionados ao trabalho de preservação dos recursos hídricos da cidade, sobre a importância das matas ciliares (APP´s), além de educação ambiental, descarte irregular de resíduos sólidos e uso racional da água.

De acordo com texto “As águas de Araraquara”, publicado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade especialmente para essa data, o município de Araraquara possui um total de 72 corpos hídricos mapeados (Rios, Córregos e Ribeirões) e em torno de 280 nascentes espalhadas em seu território.

Retorno do programa “Inteiro ambiente”

O evento também vai marcar o retorno do programa “Inteiro Ambiente”, produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação e apresentado pelo jornalista e gestor ambiental, Pedro Junqueira. Durante a live haverá a exibição de um novo episódio do programa falando sobre de onde vem a água que consumimos em Araraquara e também explicando o conceito de nascentes.

Cabe lembrar que o programa “Inteiro Ambiente” é exibido desde 2017 pelas redes sociais da Prefeitura de Araraquara e busca usar a comunicação como uma ferramenta de educação ambiental, sempre buscando sensibilizar a população para os paradigmas ambientais e apresentando possíveis soluções para a garantia da sustentabilidade na cidade.