Daae entrega melhorias estruturais no tratamento de esgotos do Assentamento Bela Vista

Problemas de obstruções nas tubulações da estação compacta do assentamento, que atende quase 1 mil pessoas, foram solucionados pela autarquia

16

Após obras de adequações estruturais e hidráulicas, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) entregou para a população as melhorias na Estação Compacta de Tratamento de Esgotos do Assentamento Bela Vista, na área rural de Araraquara, na sexta-feira (24).

O local recebeu investimento de R$ 66.790 na resolução de problemas de obstruções nas tubulações, na troca do tanque de distribuição, na correção do nivelamento, na pintura das estruturas e na reposição da brita. São adequações que melhoram a eficiência do tratamento de esgoto.

“Havia muitas obstruções nas tubulações, que estouravam frequentemente. Esse problema foi corrigido”, afirma o superintendente do Daae, Donizete Simioni. Ele explica que a estação de tratamento do Bela Vista opera no sistema anaeróbio e não utiliza bombeamento.

“É uma estação muito importante do ponto de vista ambiental, pois funciona por decantação natural, por declividade. Não tem bombeamento e não tem consumo de energia. Após passar por todo o processo, o material deságua, sem nenhuma carga orgânica, no Córrego do Andes”, destacou Simioni.

Inaugurada em 2006, no segundo mandato do prefeito Edinho, a estação atende 950 moradores do Assentamento Bela Vista, mas tem capacidade de atender até 1.500 pessoas.

“As adequações na estação de tratamento de esgotos da Bela Vista significa um grande ganho ambiental para toda a bacia do Rio Jacaré. Uma obra que beneficia os quase 1 mil moradores do assentamento e também colabora para a preservação do meio ambiente”, destaca Edinho.

Também estiveram no ato simbólico de entrega das obras o vice-prefeito Damiano Neto, o vereador Paulo Landim (PT) e coordenadores e gestores municipais.