Cultura abre novo edital para artistas da cidade

Propostas em vídeos prontos devem ser encaminhadas para integrarem a programação do programa Cultura em Rede

31

A fim de auxiliar os artistas de Araraquara nesse período de pandemia, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart abrem um novo edital para projetos culturais e artísticos em vídeos prontos, para integrarem o programa municipal “Cultura em Rede Araraquara”, com veiculação pelo canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube e demais redes sociais.

A secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, lembra que o programa “Cultura em Rede Araraquara” surgiu o ano passado (2020) como iniciativa de apoio à classe artística e manutenção dos projetos culturais municipais diante da pandemia causada pelo COVID 19.

“Com o impacto diante das medidas restritivas causadas pela pandemia atingindo o setor artístico e cultural, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart prontamente buscaram desenvolver políticas públicas capazes de amenizar os efeitos da crise, mantendo sua programação cultural, agora de modo online, e fomentando o trabalho artístico local”, apontou, lembrando que o novo edital “foi pensado levando-se em conta as exigências sanitárias impostas pela pandemia, respeitando-se os protocolos de segurança e recomendações de isolamento social”, destacou Teresa.

Vídeos prontos

São aguardados vídeos prontos – que devem possuir caráter artístico e cultural – nas seguintes linguagens: Artes Plásticas, Arte Urbana, Artes Visuais, Artesanato, Capoeira, Cine/Foto/Vídeo, Cultura Hip Hop, Dança, Literatura, Manifestações Folclóricas Populares Tradicionais, Música, Performance Artística e Teatro.

Os vídeos devem ser apresentados em uma das modalidades: apresentações culturais ou oficinas culturais. Em qualquer modalidade, o tempo do vídeo deve ser de 20 a 30 minutos, sendo dispostos em link no Google Drive. As configurações necessárias estão dispostas no edital, disponível no site da Prefeitura de Araraquara, na aba Editais da Cultura.

Será aceita uma proposta por proponente, seja ela na modalidade oficina ou apresentação. Vale destacar que, neste novo edital, a produção dos vídeos é de inteira responsabilidade do proponente, e a Secretaria Municipal de Cultura e FUNDART não fornecerão equipamentos, locais ou funcionários de apoio. Também, o proponente deve ser responsável pelo projeto apresentado, integrando a sua ficha técnica; além de ter o cadastro e seus dados atualizados no Cadastro Municipal de Artistas – disponível no site www.araraquara.sp.gov.br, assim como todos artistas da ficha técnica.

Atenção, pois o documento CNPJ do proponente deverá apresentar sede na cidade de Araraquara e os trabalhos inscritos deverão ter classificação etária livre.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 16 a 31 de março de 2021, exclusivamente pelo e-mail: culturaemredeararaquara@gmail.com. Os documentos, dados e formatos necessários para a inscrição estão descritos no edital.

Não serão aceitas entregas presenciais em nenhuma fase do processo de inscrição, sejam de projetos impressos, documentos, ou ainda dos produtos finais (vídeos). Todos os recebimentos referentes ao edital se darão exclusivamente pelo e-mail culturaemredeararaquara@gmail.com.

Para avaliações das propostas, serão considerados os seguintes critérios: clareza nas descrições do projeto, excelência artística e relevância cultural da proposta, qualificação dos profissionais envolvidos, e compatibilidade da proposta com os objetivos de fomento cultural local.

Os resultados serão publicados em atos oficiais do município e no site oficial da Prefeitura de Araraquara –www.araraquara.sp.gov.br – Editais da Cultura.

Cada proposta aprovada receberá o valor bruto de R$ 1.000,00, sendo contratados até 50 projetos. Caberá à Secretaria Municipal de Cultura e FUNDART o estabelecimento das datas e horários de transmissões dos vídeos.

Após a divulgação dos resultados, os proponentes contemplados terão 10 dias úteis para entrega dos vídeos prontos. Vídeos enviados fora do prazo, ou ainda em configurações e plataformas diferentes das previstas neste edital, serão desabilitados mesmo que já constem na lista de aprovação.

Para dúvidas ou quaisquer informações referentes ao edital, a Secretaria Municipal da Cultura dispõe o atendimento pelo emailculturaemredeararaquara@gmail.com