Cultura abre edital para o FIDA 2021 (Festival Internacional de Dança de Araraquara)

Inscrições poderão ser realizadas no período de 16 a 20 de agosto; foco está em projetos “híbridos”, que unam a Dança à outra linguagem artística

87

A Secretaria Municipal da Cultura e a FUNDART deram início aos preparativos para o FIDA 2021 (Festival Internacional de Dança de Araraquara), a ser realizado em setembro, com o lançamento de um edital que visa incentivar, fomentar e dar suporte aos artistas da área da Dança, em parceria com artistas de outras linguagens, em processos transartísticos.

Os trabalhos selecionados irão compor a programação do FIDA – 21 anos – Edição Híbrida, adaptando suas características às plataformas online, devido às restrições impostas pela pandemia do COVID-19 e com algumas ações presenciais que serão brevemente divulgadas.

O objetivo do edital é fomentar pesquisas prático-teóricas em produções que explorem as fronteiras da dança com: o teatro, a performance, a música, a literatura, a fotografia, o audiovisual e as novas mídias. “A ideia do hibridismo na arte é convergente com as noções de produções transartísticas, de diluição de fronteiras e de diálogos interartes”, aponta Gilsamara Moura, curadora do FIDA.

Como o edital prioriza projetos transartísticos, o proponente pode ser qualquer profissional ligado à área artística, não necessariamente da Dança. Podem participar empresas de produções artísticas, companhias ou grupos que sejam, prioritariamente, sediados em Araraquara, com no mínimo, dois componentes e, no máximo, cinco componentes. Os trabalhos devem ser inéditos, com estreia na programação oficial do FIDA e ter tempo mínimo de cinco minutos e tempo máximo de dez minutos de duração.

O proponente – que deve integrar a ficha do projeto – também deve comprovar residência em Araraquara, porém o projeto poderá contar com artistas de outras cidades.  O edital é inovador porque fomenta a formação de redes de artistas, de linguagens, de cidades do Brasil. Um artista de Manaus ou Recife, por exemplo, poderá se associar a um artista de Araraquara e, juntos, proporem algo para este edital. “A intenção é provocar um pensamento de dança que desmonte os ‘muros’ que a separam da ‘vida’”, aponta a curadora.

“O ato de assumir o híbrido como proposição é também reconhecer-se enquanto mistura e em oposição à noção de pureza e essência, e binarismos do tipo: homem/mulher, margem/centro, colonizador/colonizado. É valorizar o entre, o trajeto, a transição, o trânsito e a troca. É despertar novos olhares, tanto do público quanto dos artistas participantes, diante de novos horizontes de criação, de fruição e de existência”, complementa Carlos Fonseca, coordenador técnico da Secretaria Municipal da Cultura.

Para a inscrição, o proponente deve estar em dia com o Cadastro de Artistas e/ou Cadastro de Espaços Culturais da Secretaria Municipal de Cultura e FUNDART, disponíveis no site da Prefeitura de Araraquara por meio do link: http://sistema.araraquara.sp.gov.br/portal/cadastro/cultura/ – cadastro de artistas ou ainda em www.araraquara.sp.gov.br – Cadastro de Artistas.

As inscrições serão feitas por e-mail, através do endereço: fundartdanca@gmail.com  , no período de 16 a 20 de agosto. Serão aprovados até cinco projetos transartísticos, com o aporte financeiro de R$ 2.000,00 cada.

O projeto deve incluir informações sobre a concepção e realização; quais os segmentos artísticos contemplados; como se estrutura o diálogo entre as linguagens envolvidas; quais os locais pretendidos para a captação de imagem – entre outros. Também é necessário entregar um vídeo explicativo de, no máximo 5 minutos, feito por um ou mais artistas, com aspectos processuais do projeto a ser desenvolvido.

Vale destacar que a Secretaria Municipal de Cultura e a FUNDART irão oferecer o espaço e a estrutura para gravação no Palacete das Rosas. Os grupos também podem optar por locações externas à Secretaria de Cultura (Palacete das Rosas), desde que a produção seja de responsabilidade do proponente.

O edital completo, com todas as informações necessárias para a inscrição, pode ser conferido no site da Prefeitura de Araraquara, na primeira página, em “Acesso rápido – Editais da Cultura”. O link direto é o: http://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/EDITALFINALFESTIVALDEDANA2021.pdf .