Covid-19: Saúde vacina gestantes e faz repescagem de 41 anos ou mais no neste sábado (3), no Cear

A vacina chega aos 40 anos ou mais e a lactantes na segunda-feira (5), segundo Comissão de Organização da Vacinação

27

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (3), das 8 às 16 horas, no drive-thru montado no Cear, vacinação contra a Covid-19 de gestantes, primeira e segunda doses, e também repescagem para pessoas de 41 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante. A Comissão de Organização da Vacinação se reuniu nesta sexta-feira para definir o avanço do cronograma, com base nas doses de vacinas recebidas da Departamento Regional de Saúde (DRS Araraquara).

O novo cronograma municipal, que segue os planos de imunização dos governos estadual e federal, também determinou, para a segunda-feira (5), o início da vacinação das pessoas com 40 anos ou mais.

Também começam a ser imunizadas mulheres lactantes que estejam amamentando no período máximo de dois anos, em todos os polos de vacinação, com exceção do Sesc e do Cear. Elas deverão apresentar certidão de nascimento do bebê, declaração ou relatório médico constando a situação de lactante, RG, CPF e comprovante de residência.

E ainda estarão sendo aplicadas a segunda dose da vacina AstraZeneca em idosos de 67 anos ou mais, também em todos os polos, exceto drive-thru do Sesc e drive-thru do Cear.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda que, na segunda-feira, as pessoas de 40 a 49 anos devem procurar qualquer polo de vacinaçãoinclusive o drive-thru do Cear e o drive-thru do Sesc.

Além dos seis pontos de vacinação já em atendimento desde o início da imunização na cidade, a vacina também está sendo aplicada, com distribuição de senhas, de acordo com estoque disponível do dia, nas unidades de Saúde do Selmi Dei 4, Parque São Paulo, Alto dos Pinheiros, Jardim da Laranjeiras 1 e 2, Jardim Santa Lúcia 1, 2 e 3, Jardim das Hortênsias, Maria Luiza, Marivan, Jardim Pinheiros, Jardim Brasil, Cruzeiro do Sul, Biagioni, Vale do Sol, Paraíso, Jardim Brasília, Indaiá, Victorio de Santi e Adalberto Roxo, distrito de Bueno de Andrada e  Assentamento Bela Vista.

Vale ressaltar que no drive-thru do Cear e no drive-thru do Sesc, as pessoas que puderem e quiserem colaborar com a Rede de Solidariedade, podem doar um quilo de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal e limpeza ou cobertores e agasalhos que serão encaminhados às famílias em vulnerabilidade do município.

De acordo com a última atualização do Vacinômetro, do Governo do Estado, Araraquara aplicou, até o momento, 43.434 doses, sendo 104.753 da primeira dose, 38.625 da segunda dose e 56 de dose única.

A Secretaria Municipal de Saúde também vai manter vacinação de gestantes e puérperas a partir de 18 anos. No caso das gestantes, é preciso apresentar a carteirinha de gestante e uma declaração do médico autorizando a vacinação, além dos documentos pessoais. Já no caso das puérperas, também além dos documentos pessoais, elas devem apresentar a autorização do médico e a certidão de nascimento do recém-nascido.

E segue a imunização de profissionais da educação, autistas maiores de 18 anos, mediante apresentação de carteirinha ou atestado médico; de motoristas e cobradores do transporte coletivo, pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais; pessoas com deficiência permanente, com e sem cadastro no programa BPC, de transplantados e pessoas com HIV.  Continua ainda a aplicação da primeira dose em maiores de 18 anos com comorbidades, e segunda dose de idosos.

É muito importante que as pessoas que já podem tomar a segunda dose procurem um dos polos de atendimento e completem a imunização contra a Covid-19.

Confira quem pode se vacinar e os locais:

 

Dia 3/07: sábado, das 8 às 16 horas

 

Repescagem de 41 anos ou mais

O que levar: Apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Onde: Somente no drive-thru do Cear

Primeira e segunda dose em gestantes

O que levar: Apresentação de laudo médico autorizando a aplicação da vacina, RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Onde: Somente no drive-thru do Cear

A partir de 05/07: segunda-feira

Pessoas com 40 a 49 anos

O que levar: Apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Onde: Em todos os polos de vacinação, inclusive drive-thru do Cear e drive-thru do Sesc

Lactantes (período de amamentação – até dois anos)

O que levar: certidão de nascimento do bebê, declaração ou relatório médico constando a situação de lactante, RG, CPF e comprovante de residência.

Onde: Todos os polos de vacinação, com exceção do Sesc e do Cear.

Segunda dose de AstraZeneca (67 anos ou mais)

O que levar: Apresentação da carteira de vacinação, além de documento de identificação

Onde: Todos os polos de vacinação, com exceção do Sesc e do Cear.

Pessoas com 50 anos ou mais que ainda não se vacinaram ou segunda dose

O que levar: Apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Onde: Todos os polos de vacinação, com exceção do drive-thru do Cear e do Sesc

Pessoas de 18 anos até 41 anos, com comorbidades, que ainda não se vacinaram ou segunda dose

O que levar: Apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Laudo médico atestando a comorbidade

Onde: Todos os polos de vacinação (com exceção do drive-thru do Cear e do Sesc)

Profissionais da educação que trabalham em Araraquara com 18 anos e mais: apresentar o QRC.

Onde: drive-thru do Cear

– Grávidas e puéperas: drive-thru do Cear, do Sesc, estacionamento da UPA Vale Verde, CMS Vila Xavier e PSF Iedda

– Pessoas com autismo de 18 anos ou mais – com apresentação de carteirinha ou atestado médico: qualquer ponto de vacinação, exceto drive-thru do Cear e do Sesc

– Motoristas e cobradores: somente com apresentação do QRC.

 Onde:  drive-thru do Sesc e drive-thru do Cear

– Idosos – segunda dose: em todos os polos de vacinação, exceto drive-thru do Cear e do Sesc

– Pessoas com síndrome de Down e 18 anos ou mais: CMS da Vila Xavier (próximo a APAE)

– Pessoas com deficiência permanente e 18 anos ou mais, com ou sem BPC: qualquer ponto de vacinação, exceto drive-thru do Cear e do Sesc

– Transplantados: unidade do Sesa

– Pessoas com HIV: unidade do Sesa