Covid-19: comissão de vacinação confirma novos grupos prioritários a partir desta quarta (9)

Imunização continua nas faixas etários com comorbidades, chegando a 18 anos ou mais na sexta (11)

57

O novo cronograma municipal, definido nesta terça-feira (8) pela Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19, estabelece a abertura de novos grupos prioritários e a imunização das pessoas de 18 anos ou mais, com comorbidades, até sexta-feira (11).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, amanhã, quarta (09), tem início a vacinação das pessoas de 29 a 26 anos ou mais com comorbidades e dos profissionais da educação de 45 e 46 anos, somente no drive-thru do Cear e no drive-thru do Sesc, que passa a atender até 15 horas, mediante apresentação do QR Code fornecido após cadastro no site VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br/), do Governo do Estado de São Paulo. Também a partir de amanhã recebem vacinas pessoas com autismo, maiores de 18 anos, mediante apresentação de carteirinha ou atestado médico, em qualquer ponto de vacinação, e ainda os aeroviários, somente no drive-thru do Cear.

Na quinta (10), começa a imunização das pessoas de 25 a 22 anos ou mais, com comorbidades, e de gestantes e puérperas, sem comorbidade, a partir de 18 anos, somente na unidade de saúde da Vila Xavier, no drive-thru do Cear e no drive-thru do Sesc.

E, encerrando a semana, na sexta-feira (11), começa a vacinação de pessoas de 21 a 18 anos ou mais, com comorbidade.

O cronograma municipal é definido pela Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19, que segue os planos de imunização dos governos estadual e federal, com base nas remessas de doses de vacina entregues à Secretaria Municipal de Saúde pelo Departamento Regional de Saúde (DRS – Araraquara), órgão do Governo do Estado de São Paulo.

No ato da imunização, em qualquer um dos seis pontos de vacinação, as pessoas com comorbidade devem apresentar relatório médico dos últimos três meses de tratamento. Também é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Prossegue

Também continuam sendo vacinados motoristas e cobradores do transporte coletivo, somente no drive thru do Cear. Eles devem fazer o pré-cadastro no site VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br/), do Governo do Estado de São Paulo. Também é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. O atendimento no drive-thru do Cear é feito das 9 às 15 horas.

E ainda estão sendo imunizadas as pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e portadores do vírus HIV, os pacientes em terapia renal substitutiva, transplantados e pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos.

Também prossegue a aplicação de segunda dose em idosos, em qualquer ponto de vacinação. É importante ficar atento às informações que constam no cartão de vacinação, para não perder a data da segunda dose.

Vale destacar que no drive-thru do Sesc e no drive-thru do Cear, as pessoas que quiserem e puderem colaborar, podem doar alimentos não perecíveis ou itens de limpeza e higiene pessoal. Tudo o que é arrecadado está sendo encaminhado para a Rede de Solidariedade do Município que atende famílias que tiveram a situação de vulnerabilidade do município.

Araraquara já aplicou, até o momento, 106.872 doses, sendo 68.948 da primeira dose e 37.924 da segunda dose.

Confira quem pode se vacinar e os locais:

09/06: quarta-feira

– Pessoas de 29, 28, 27 e 26 anos com comorbidades

Onde: qualquer ponto de vacinação

– Profissionais da educação de 45 e 46 anos – com apresentação do QR Code fornecido após cadastro no site VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br/), do Governo do Estado de São Paulo