Com queda nos números, Araraquara registra mais 86 casos de coronavírus e duas mortes

Foram notificados, até o momento, 278 óbitos decorrentes de Coronavírus

131

Araraquara registrou neste sábado, dia 13 de março, mais 35 casos positivos de Coronavírus o equivalente a 11% de 326 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 51 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 86 novos casos. Portanto, agora são 15.985 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 553 permanecem em quarentena e 15.154 já saíram. Aguardam resultado de exames 480 amostras.

Hoje, 183 pacientes estão internados. Destes, 107 estão em enfermaria – 6 suspeitos e 101 confirmados. E 76 casos positivos estão na UTI. Do total de 183 internados, 125 são moradores de Araraquara e 58 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 79% de leitos de enfermaria e 100% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 17 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 23 pacientes e o Hospital de Campanha tem 45 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 278 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Os 2 óbitos mais recentes são:      

Homem de 64 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 24 de fevereiro.

Homem de 68 anos, sem comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 21 de fevereiro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 13 de março de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Prefeitura Municipal está publicando nos Atos Oficiais de hoje decreto municipal elaborado pelo Comitê, atendendo determinações do governo do Estado de São Paulo, que anunciou nesta semana a implantação da Fase Emergencial do Plano SP, com efeitos de 15 a 30 de março.

Entre outros pontos, o decreto proíbe, a partir de segunda-feira, das 20 às 5 horas, a circulação de pessoas e veículos sem finalidade relativa à utilização ou à prestação dos serviços essenciais permitidos no documento, sob pena da aplicação das penalidades previstas na Lei nº 9.931, de 25 de março de 2020.

Também estipula horário de funcionamento limitado das 5 às 20 horas para todos os estabelecimentos autorizados a atender presencialmente, inclusive postos de combustíveis, assim como para o drive-thru no comércio, entre outros. Além disso, limita para até 20 horas o drive-thru nos bares, restaurantes e similares. O delivery no setor não tem limite de horário.

Em todos os casos, o atendimento está condicionado a regras e medidas sanitárias que devem ser rigorosamente seguidas.

O transporte público urbano funcionará das 5 às 21 horas.

A população também deve fazer a sua parte para colaborar com o enfrentamento do Coronavírus nesta fase tão crítica. É preciso seguir as regras do decreto, permanecendo em casa. Os que atuarem nos serviços essenciais apontados no documento, quando saírem de casa, deverão usar máscara facial com total cobertura do nariz e da boca em quaisquer espaços públicos e no transporte público coletivo e manter distanciamento das demais pessoas.

As regras entram em vigor nesta segunda-feira, dia 15 de março. O documento pode ser consultado, na íntegra, no site da Prefeitura.

(http://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/2021/marco/12/decreto-no-12-507-de-12-de-marco-de-2021)