Com medidas de segurança, Prefeitura apresenta o projeto experimental Bento Aberta neste domingo (29)

Trânsito será fechado entre a rotatória da CTA e a rotatória do Monumento do Soldado Constitucionalista entre 07h e 12h para atividades esportivas e culturais que não geram aglomeração

25

De forma organizada, com monitoria dos agentes de segurança, trânsito e da vigilância sanitária, e seguindo as recomendações de prevenção sanitária contra a Covid-19, em especial o uso obrigatório de máscaras, a Prefeitura apresenta neste domingo, dia 29, o projeto experimental Bento Aberta.

Das 07h às 12h, portanto no período da manhã, o trânsito para veículos estará interditado na Avenida Bento de Abreu, no trecho entre a rotatória da CTA e rotatória do Monumento do Soldado Constitucionalista, para que as pessoas possam desenvolver atividades físicas, culturais e de lazer, em uma iniciativa inspirada na que acontece na Avenida Paulista, em São Paulo.

A secretária de Cultura, Teresa Telarolli, explica que o projeto está em fase de desenvolvimento e que visa oferecer um espaço de interação e lazer de maneira organizada. “Trata-se de um projeto que tem como objetivo a apropriação da via pela população, em atividades lúdicas, prazerosas para as famílias, para as crianças, para cada cidadão que se disponha a uma atividade saudável e tranquila aos domingos de manhã. É um projeto em construção, pois tem toda a permeabilidade para ir se moldando às necessidades e sugestões daqueles que o frequentarem”, analisa.

A secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, destaca que a iniciativa também tem o propósito de motivar a população a manter em dia os cuidados com a saúde. “O projeto tem o objetivo de oferecer atividades físicas e culturais para a população de Araraquara, proporcionando um ambiente seguro para a prática dessas atividades, respeitando todos os protocolos de segurança, com distanciamento e uso de máscaras. Devido ao fato das pessoas terem ficado muito tempo em isolamento social causado pela pandemia, esse projeto vem contribuir para que a população volte a ter estímulos para a prática de caminhadas, bike, aulas de alongamentos e ginástica geral, além de atividades culturais, proporcionando uma melhor qualidade de vida”, analisa.

Atividades culturais e esportivas

Teresa Telarolli esclarece que neste domingo de lançamento serão oferecidas atividades culturais e esportivas no local, porém esta não será a tônica do projeto. “A ideia é que aos poucos a própria população vá fazendo isso, seja com passeios de bicicleta, artistas levando seus talentos com artesanato, música, performances, entre outros. E ao poder público, caberá a normatização e acompanhamento deste processo”, aponta a secretária.

Entre as atividades culturais oferecidas estão intervenções de artistas que integram o “Sinal de Arte”, projeto da Secretaria de Cultura e Fundart que contempla artistas de semáforos de Araraquara. Além disso, outras quatro atividades compõem a agenda inicial: alongamento com música às 8 horas, ginástica geral às 9 horas, aula aberta de dança de côco e alfaias às 10 horas e aula aberta de samba-rock às 11 horas. As duas primeiras atividades serão oferecidas pela Secretaria de Esportes e Lazer, enquanto as duas últimas pela Secretaria de Cultura.

Haverá ainda um espaço, demarcado com cones, para que as pessoas possam andar de bicicleta. Também é permitido o passeio com animais de estimação e para isso é recomendado que as pessoas levem sacolinhas para recolher as sujeiras dos seus pets. Assim, a área destinada ao projeto “Bento Aberta” será um dos poucos espaços públicos de Araraquara que permitirá o trânsito de bicicletas e também o passeio de animais, já que essas práticas são proibidas nas praças da cidade.