Com baixa demanda, Saúde concentra testes para Covid-19 no TCI e na UPA da Vila Xavier, a partir de segunda (25)

Está suspensa a ação de testagem que vinha sendo realizada, desde setembro de 2020, no período da manhã, na praça Santa Cruz

45

Devido à redução da demanda por testes para Covid-19, resultado da melhora significativa da situação epidemiológica do município, a Secretaria Municipal de Saúde está reorganizando sua estratégia e decidiu que, a partir da próxima segunda-feira (25), os testes para Covid-19 serão oferecidos à população no Terminal Central de Integração (TCI) e na UPA da Vila Xavier.

Dessa forma, está suspensa a ação de testagem que vinha sendo realizada, desde setembro de 2020, no período da manhã, na praça Santa Cruz.

O atendimento com foco nas pessoas assintomáticas será mantido no TCI, no período da tarde, das 13 às 18 horas. As que estiverem apresentando algum sintoma gripal devem continuar procurando o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus na UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas por dia, com testagens, consultas e também encaminhamento dos pacientes, de acordo com o quadro clínico.

A estratégia de testagem em massa vem sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde desde o início da pandemia, colocando Araraquara entre os municípios brasileiros que mais testam sua população para Covid-19.

No início deste ano, no período de agravamento da pandemia, a testagem ampliada de assintomáticos também foi levada aos estabelecimentos comerciais e sociais da cidade, como forma de controle da transmissão da doença. Além disso, equipes do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) passaram a oferecer testes para Covid-19 às famílias residentes em suas áreas de cobertura.

Iniciativas que resultaram na aplicação de 103.004 testes para Covid-19, entre capilares e antígenos, segundo balanço desta semana da Secretaria Municipal de Saúde.

Mesmo com o avanço do processo de vacinação contra a Covid-19 em Araraquara, que já imunizou completamente cerca de 69% da população, as ações de enfrentamento da doença vão continuar, sempre com o objetivo principal de manter a pandemia sob controle e, consequentemente, salvar vidas.