Clube do Livro Colibri

Através de empréstimos de livros, mediação de leitura e contações de história, grupo visa estimular e democratizar a leitura

46

O Clube do Livro Colibri propõe incentivar à leitura e por meio dela, favorecer a inclusão cultural. Esta proposta foi idealizada devido a pandemia causada pelo coronavírus – Covid-19. A pandemia teve início em 2020 e desencadeou protocolos de segurança para desacelerar o contágio, o distanciamento social foi e é uma das principais formas de evitar a proliferação do vírus. Assim pensou-se em realizar formas de disponibilizar os livros que compõem o acervo da Biblioteca Comunitária Colibri como sendo uma opção saudável (seguindo os protocolos de higienização e quarentena dos livros), principalmente para crianças e adolescentes sem acesso a livros em suas casas ou nas escolas que frequentam, por meio de formações de incentivo à leitura para professores e organizações sociais que atuam com crianças e Adolescentes. Tem por objetivo: Contribuir para a efetivação do direito humano do acesso à leitura. Fortalecer o gosto pela leitura dos professores e de profissionais que atuam com crianças e adolescentes, visando a transmissão com prazer de cada livro apresentado para os alunos e alunas. Para o Instituto Colibri a leitura deve ser vista como um encontro prazeroso propiciado pela experiência da imersão em diversas histórias, conhecendo lugares e pessoas nunca imaginados e não como uma obrigação. Ler é uma prática social fundamental à formação do cidadão e importante via de acesso ao conhecimento e a cultura. Incentivar as crianças ao gosto pela leitura significa semear cidadania.

CLUBE DO LIVRO COLIBRI – empréstimos de livros, mediação de leitura e contações de história

O Objetivo do Clube do Livro Colibri visa:

  • Contribuir para a formação de crianças, jovens e adultos moradores de Araraquara (SP), as comunidades, em situação de maior vulnerabilidade, serão a prioridade;
  • Contribuir para a democratização da leitura;
  • Estimular a leitura prazerosa;
  • Possibilitar à essas comunidades, o acesso a materiais escritos de qualidade;
  • Fortalecer o hábito da leitura indagadora, reflexiva e crítica como forma de construção da cidadania. Organização para as mediações nas escolas e organizações sociais e os empréstimos de livros:
  • Agendamento: Diálogo e reuniões com as instituições e escolas que receberão, mensalmente, uma sacola do Clube do Livro Colibri, com livros para crianças, adolescentes e adultos;
  • Com a agenda organizada e pactuada, no dia acordado para a entrega dos livros, a direção da escola e ou instituição deverão estar preparados para receber a mediadora de leitura; irá com muita propriedade e;
  • Ao completar 30 dias a mediadora de leitura retornará à escola para recolher a sacola deixada e deixar uma nova sacola com outros livros, assim como fará uma nova mediação ou contação de histórias.

Explicação:

  • Em período de pandemia, a mediação de leitura ocorrerá em espaço aberto e ventilado, com distanciamento de 2 metros entre cada participante, sendo que todos estarão usando máscaras de proteção, ou pode-se apenas deixar as sacolas e propiciar um link com dia e horário que acontecerá uma mediação ou deixar gravado a contação de uma estória que poderá ser replicada para os e as alunas.
  • Os livros e a sacola que fazem parte do kit do Clube do Livro Colibri serão higienizados antes de serem entregues, seguindo o protocolo de segurança, ficando em quarentena e passando por nova higienização, quando retornam.
  • Durante a mediação serão divulgados as editoras, autoria, ilustradores, quando houver, tradutores, e quando possível, os contatos para aquisição dos livros.

Mediadora responsável: Nerita Pio

Público-alvo: Crianças e adolescentes, professores, alunas e alunos com prioridade de Primeira Infância e Fundamental I.

Pretendemos atender, mensalmente, até no máximo 20 instituições. Em cada instituição realizaremos mediações e ou contações de histórias mensais.

As instituições interessadas poderão entrar em contato com Nerita Pio via: e-mail: clubedolivro@colibri.org.br facebook: https://www.facebook.com/Biblioteca-Comunit%C3%A1ria-Colibri site: colibri.org.br

A sede do Clube do Livro Colibri fica na Rua Carlos Gomes, 2588, com atendimento presencial ao público toda as sextas feiras, das 14h às 17h.