Ciclo de encontros online aborda violência contra crianças e adolescentes

Evento marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e acontece nos meses de maio e junho; inscrições devem ser feitas pelo site da Prefeitura

24

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), a Prefeitura de Araraquara dá início a um ciclo de eventos online sobre o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes no município. Organizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e pela Escola de Governo, a ação segue até 17 de junho.

O evento chega como uma proposta de formação voltada aos atores da rede de atendimento à criança e ao adolescente de Araraquara. As inscrições devem ser feitas pelo site da Prefeitura e os encontros ficarão disponíveis no YouTube para que todos os interessados tenham acesso posterior.

Podem se inscrever funcionários da rede pública, particular e Organizações da Sociedade Civil (OSC). Os inscritos receberão certificado de participação.

“O cronograma abrange eventos semanais que irão abordar temas de extrema relevância para a atuação junto às situações de violência contra essa população: abuso e exploração sexual, escuta especializada, protocolo municipal de atendimento, trabalho infantil e responsabilização de agressores”, explica a gestora do Creas Girassóis (Centro de Referência Especializada da Assistência Social), Mônica Fernanda Favoreto da Silva.

“O evento proporcionará um espaço de diálogo entre OSC’s, iniciativa privada, Conselho de Direitos, Conselhos Tutelares, e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Esse diálogo é extremamente importante para execução e elaboração de ações e políticas públicas que garantam a proteção integral das crianças e adolescentes de Araraquara, especialmente no contexto da pandemia”, pontua Mônica.

A ação também trará uma campanha informativa nas redes oficiais da Prefeitura com divulgação de materiais educativos voltados à população em geral.

Programação do Ciclo de encontros online: Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes em Araraquara

18/05 – 10h30

Abertura: Araraquara contra a violação de direitos de crianças e adolescentes

19h

Tema: Abuso e exploração sexual infanto-juvenil

Conteúdo: Introdução ao trabalho do Creas Araraquara; conceituação básica sobre abuso e exploração sexual infanto-juvenil; comportamentos e sintomas frequentemente associados à violência sexual; violência sexual contra a população no contexto da pandemia; levantamento de dados referentes ao acompanhamento de crianças e adolescentes ao longo de 2020 e 2021; canais de denúncia.

25/05 – 19h

Tema: Escuta especializada

Conteúdo: Introdução aos aspectos legais da escuta especializada e do depoimento especial; conduta profissional diante de relatos espontâneos de violência; documentação e encaminhamento.

03/06 – 19h

Tema: Protocolo de violência – criança e adolescente

Conteúdo: Apresentação da rede de proteção da criança e adolescente em Araraquara; tipos de violência; fluxogramas.

10/06 – 19h

Tema: Trabalho infantil

Conteúdo: Apresentação do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil); introdução ao enfrentamento do trabalho Infantil; apresentação de dados do Peti; Plano Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil.

17/06 – 19h

Tema: Consequências legais da violação de direitos de crianças e adolescentes

Conteúdo: Aspectos legais; responsabilização de agressores.