Campanha do curso de Nutrição da Uniara arrecada mais de meia tonelada de alimentos para moradores da região da UBS do Jardim Pinheiros

Doações foram entregues nesta quinta, dia 15, na Clínica de Nutrição da universidade, a agentes comunitárias que atuam na Unidade Básica de Saúde

23

Em sua campanha solidária, o curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara arrecadou mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis, que foram entregues, na Clínica de Nutrição da instituição, a agentes públicas que atuam na Unidade Básica de Saúde – UBS do Jardim Pinheiros, nesta quinta-feira, dia 15 de abril. As agentes farão a distribuição das doações na UBS, conforme as necessidades dos moradores da região.

Foram arrecadados 557 quilos de alimentos, de acordo com a funcionária da Clínica, Lavínia Daniele Tito. “O projeto teve início com as professoras Rita de Cássia Garcia Pereira e Graziela Alves Zanotto Lopes, que são coordenadoras de estágio dos alunos de Nutrição na UBS. Juntamente com a coordenadora da graduação, Ana Carolina Carneiro, decidiram juntar todos os professores e alunos do curso e, assim, fizemos uma arrecadação, sendo que os docentes que moram em outras cidades contribuíram com depósitos, e eu fui ao mercado comprar os alimentos. Conseguimos arrecadar mais de meia tonelada de alimentos, como macarrão, arroz, feijão, óleo, leite, sardinha, sal e achocolatado, entre outros alimentos não perecíveis”, relata.

Ana Carolina conta que, quando as agentes comunitárias informaram que havia muitas famílias atendidas na UBS, sem terem o que comer, os estudantes de Nutrição e as professoras Rita e Graziela perguntaram a ela sobre promover essa ação. “Imediatamente aceitamos realizá-la”, relembra.

A agente comunitária Amanda Carolina Boneberg da Silva comenta que, neste momento, há muitas de famílias com integrantes que perderam o emprego, e estão passando por dificuldades. “Elas tinham uma renda, mas a perderam e estão passando fome. E a saúde não é só questão do corpo, mas de alimentação e saúde mental também. Essas pessoas veem as coisas acabando dentro de suas casas e ficam desesperadas. Precisam comer. Isso é uma iniciativa para não deixarmos faltar alimentos para elas”, explica.

Outra agente comunitária que atua na UBS do Jardim Pinheiros, Luciana Teodoro Fernandes, ressalta que “é o bairro cuidando do bairro, com quem tem mais ajudando quem tem menos”. “Estamos tendo muita procura de pessoas que estão nessa situação de vulnerabilidade, sem emprego e alimentos. Está faltando o básico, e a alimentação é importante na mesa de qualquer um. Assim, decidimos nos movimentarmos e conseguimos mobilizar a população”, finaliza.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.