Câmara homenageia a UNIARA – 50 ANOS com Diploma de Reconhecimento Público

A honraria foi entregue à doutora Cynthia Mauro Piratelli, coordenadora do curso de Medicina da Universidade de Araraquara

82

O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) e a vereadora Juliana Damus (Progressistas) entregaram no dia 22 de dezembro o Diploma de Reconhecimento Público à Universidade de Araraquara (UNIARA). Em um ato simples devido à pandemia do novo coronavírus, seguindo os protocolos sanitários, a honraria foi entregue à doutora Cynthia Mauro Piratelli, coordenadora do curso de Medicina, que representou a Reitoria da UNIARA.

A outorga foi conferida pelos 50 anos da UNIARA por meio do Decreto Legislativo número 1012, de 31 de julho de 2018, por ato da Mesa Diretora da Câmara, sob a presidência de Yashuda, por indicação feita pela vereadora Juliana Damus. A história da UNIARA teve início com a criação da Associação São Bento de Ensino, em 1968, com os cursos de Administração Ciências Econômicas, completando seu cinquentenário em 19 de julho de 2018.

Os parlamentares ressaltaram a justa homenagem. “A educação é o melhor caminho para reestruturar o país e a UNIARA, ao longo dessas cinco décadas,tem contribuído de modo indelével para a educação de diversas gerações, sendo hoje uma das Instituições de Ensino Superior mais conceituadas do país”, disse Yashuda.

Ex-aluna da UNIARA, formada em Administração e MBA de Gestão de Projetos, Juliana Damus destacou que 50 anos não é pouca coisa. “São milhares de profissionais formados. A UNIARA faz parte da história de Araraquara e também da minha vida. O crescimento da UNIARA é norteado pela seriedade e comprometimento com a educação de qualidade”, declarou a vereadora.

A doutora Cynthia agradeceu a homenagem da Câmara Municipal de Araraquara. “Me sinto lisonjeada e agradeço muito em nome da Reitoria. A UNIARA tem uma história de vida, de educação na cidade e de parcerias com o município” declarou. Posteriormente, Cynthia levou pessoalmente o Diploma de Reconhecimento Público ao pai dela, o professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, reitor da UNIARA.

UNIARA – 50 anos

Com a criação da Associação São Bento de Ensino – ASBE, em 1968, foi inaugurada uma etapa que transformou o ensino superior de Araraquara e região. Naquele ano, o MEC avalizou a criação da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Araraquara, com os cursos de Administração e Ciências Econômicas. Pouco depois, em 1970, foi autorizada a Faculdade de Direito de Araraquara e, em 1971, a Faculdade de Educação de Araraquara (que em 1974 se transformaria na Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Araraquara). Diante dessa expansão, foi fundada em 1972 a Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara – Fefiara, que passou a congregar as faculdades então existentes.

Em 1997, a instituição conseguiu o seu credenciamento como Centro Universitário, ganhando autonomia para novas perspectivas de crescimento. A UNIARA hoje é referência no ensino superior em nossa região e tem aumentado seu alcance com os mais de 200 cursos de pós-graduação na modalidade de ensino a distância. Em 15 de julho de 2016 o Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, pela Portaria Ministerial nº 612, autorizou o funcionamento da Universidade de Araraquara (UNIARA).

Hoje, a UNIARA é uma das maiores e mais conceituadas instituições de Ensino Superior do país. Oferece 35 cursos de graduação, cinco cursos de mestrado, dois de doutorado, onze cursos de graduação em Ensino à Distância e inúmeros cursos de pós-graduação em Ensino à Distância, abrigando centenas de funcionários e milhares de alunos.