Biblioteca Municipal mantém empréstimos de livros na pandemia

O novo leitor necessita apresentar um documento oficial, com foto, para se cadastrar

81

Com restrições de acesso às dependências das bibliotecas municipais, o serviço de empréstimos de livros ocorre com prazo ampliado para devoluções pelos leitores. Uma só pessoa por vez é atendida nessa fase vermelha determinada pelo governo estadual e que teve início na segunda-feira (7) em Araraquara.

Os livros retirados por empréstimo na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” e na Biblioteca Municipal Infanto-Juvenil “Monteiro Lobato” poderão ser devolvidos no prazo de 20 dias. A ampliação do prazo se dá por conta da pandemia e também pela queda na procura dos serviços. Antes, o prazo era de dez dias.

Antes da pandemia, nas duas bibliotecas, no período de 23 de março de 2019 a 2 de fevereiro de 2020, os leitores – adultos, jovens e infantis – retiraram 14.650 exemplares. Já no mesmo período entre 2020 (23/3) a 2021(02/2) os empréstimos nas duas bibliotecas somaram 1.770 exemplares. Uma queda de 87,9%.

No ato da devolução, os servidores municipais colocam os livros em quarentena por mais 15 dias. A volta à sessão circulante se torna mais segura.

Cadastro e horários

O novo leitor necessita apresentar um documento oficial, com foto (RG. RG Escolar, CNH e certidão de nascimento para crianças), e comprovante atual de endereço (conta do mês corrente de água, luz ou telefone) para se cadastrar.

O horário de funcionamento durante a pandemia, de segunda-feira a sexta-feira, é das 9h30 às 12h. Reabre às 12h30 e o expediente se encerra às 16h. Aos sábados e domingos não abre.