Banco de Alimentos recebe itens da Cooperativa do Assentamento Bela Vista

Os alimentos foram encaminhados para 29 entidades assistenciais cadastradas da cidade

53

O Banco Municipal de Alimentos, que pertence à Coordenadoria de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, recebeu nesta terça-feira (15) itens da Agricultura Familiar. Os alimentos foram fornecidos pela Cooperativa Agropecuária Mista do Assentamento Bela Vista do Chibarro (COOBELA) e adquiridos por meio da modalidade Doação Simultânea, da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

A nova proposta de participação firmada em 2020 prevê a aquisição de 41 toneladas de 12 agricultores familiares no valor de R$ 96.000,00. O programa visa o incentivo à agricultura familiar, sendo os alimentos doados às entidades socioassistenciais cadastradas no Banco Municipal de Alimentos.

A coordenadora de Segurança Alimentar, Silvani Silva, explica que as entregas serão semanais até se cumprir toda a meta prevista na proposta. “Nesta semana, recebemos 1.267 kg de hortifrútis diretamente do produtor, os quais foram distribuídos para 29 entidades sociais. Elas receberam abóbora seca, banana nanica, banana prata, batata doce e limão”.

Silvani ressalta que a ação fortalece a política municipal de segurança alimentar. “Trata-se de um importante programa que vai ajudar na garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável, pois oferece à população em situação de vulnerabilidade social o acesso semanal a hortifrútis de qualidade, incentivando também a agricultura familiar local”.

Além destes alimentos, houve também a doação voluntária de dois produtores do Assentamento Bela Vista, sendo 120 kg de couve de Edna Ferreira de Andrade e cerca de 25 kg de chicória de Renan Fuzati. As doações também foram distribuídas para as entidades socioassistenciais por meio do Banco Municipal de Alimentos.