Balança comercial tem aumento de 40,9% nas exportações regionais

Segundo levantamento do Ciesp, movimentações cresceram entre janeiro e maio de 2021; importações registraram queda

37

A balança comercial dos municípios que compõem o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – regional Araraquara (Ciesp) registrou, entre janeiro e abril de 2021, alta nas exportações frente ao mesmo período do ano passado. Somando as movimentações das 17 cidades que integram a Regional, as negociações com o exterior alcançaram US$ 658,6 milhões, um aumento de 40,9% na comparação interanual. Já as importações somaram US$ 188,6 milhões, uma queda de 13,9%.

Na regional de Araraquara, os principais produtos exportados foram: aeronaves e aparelhos espaciais (178,7%); preparações de produtos hortícolas (13,4%); e açúcares e produtos de confeitaria (18,5%). Já as importações se concentraram em máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (-14,0%); aeronaves e aparelhos espaciais (-26,9%); máquinas, aparelhos e materiais elétricos ( -8,4%).

“Os números positivos dos primeiros meses de 2021 reforçam a retomada da indústria e o aquecimento da economia. Mesmo com todas as dificuldades que se apresentaram, a indústria regional alcançou índices superiores ao ano passado, isso demostra a recuperação dos fluxos de comércio e do saldo comercial”, diz Ademir Ramos, diretor titular do Ciesp Araraquara.

No período analisado, os principais destinos das exportações da regional foram os Estados Unidos (38,2), Países Baixos – Holanda (17,7%) e China (7,4%).  Para as compras, os mercados dos Estados Unidos (- 20%), Portugal (-40,3%) e China (14,6%) se destacaram como os grandes fornecedores das indústrias da região.