Balança Comercial regional da Indústria apresenta superávit

O número de exportações na regional de Araraquara foi maior do que de importações

27

As exportações da regional de Araraquara do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) registraram movimentação de US$ 1,22 bilhão entre os meses de janeiro a setembro de 2021, um aumento de 8,3% na comparação interanual. Já as importações somaram US$ 397,3 milhões, o que significa uma queda de 3,3% frente ao mesmo período do ano passado.

Os números positivos acompanham a balança comercial brasileira, que também apresentou superávit de U$$ 56,4 bilhões nos nove primeiros meses de 2021, com crescimento de 38,3% em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Economia no início de outubro. O superávit ocorre quando o país realiza mais exportações do que importações, totalizando um saldo positivo.

Na regional de Araraquara do Ciesp, composta por 17 municípios, os principais produtos exportados foram aeronaves e aparelhos espaciais, preparações de produtos hortícolas e açúcares e produtos de confeitaria. Por outro lado, as importações da regional se concentraram em máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, aeronaves e aparelhos espaciais e máquinas, aparelhos e materiais elétricos.

Os principais destinos das exportações regionais foram Estados Unidos, Países Baixos (Holanda) e China. E as compras tiveram como principais origens Estados Unidos, Portugal e China. “Esses números positivos nos colocam como a terceira regional que mais exportou entre janeiro e setembro, inclusive à frente de localidades altamente industrializadas”, destaca Ademir Ramos, diretor titular do Ciesp Araraquara.