Artista visual Filipe Moura participa da 14ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul

As exposições acontecerão de forma digital e terão lançamento nesta quinta-feira (19), dia da abertura oficial da 14ª Semana da Fotografia

78

Célia Pires/Colaboração

O artista visual Filipe Moura foi um dos selecionados para participar da 14ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul(RS), realizada anualmente através da Secretaria Municipal de Cultura da referida cidade. O evento ocorre de 19 a 26 de agosto. A abertura oficial que ocorrerá através das plataformas digitais (Instagram:@semanadafotografiacaxias) terá início às 19 horas, do dia de 19 de agosto.

Moura, que é araraquarense, explica que a plataforma principal será o Instagram e que também participarão artistas brasileiros e estrangeiros de forma individual ou coletiva. Sua exposição intitulada “Pessoas” utiliza técnicas Ready-made e pintura digital. Ele explica que não é um fotógrafo especificamente e usa a fotografia como um meio. “No caso do ready-made eu uso a fotografia como ponto de partida, alterando ou acrescentando efeitos visuais”.

“Pessoas” visa mostrar sentimentos, manifestações da sociedade e condições humanas. “Posições de solidão, solitude, viver em sociedade, convívio com a natureza são retratadas nas obras desta exposição. O convívio humano é importante para cada tipo de personalidade e manifestação. A forma como o indivíduo interage com o espaço através do uso dos sentidos faz com que ele alcance a liberdade sendo quem ele é em sua plenitude”, pontua o fotógrafo que já participou de outros concursos. “Trabalho com isso. A fotografia para mim é um meio de manifestação subjetiva. Um recurso muito útil para construir a arte quando o objetivo é transmitir um conceito específico na pintura digital”.