Araraquara terá Dia D de Vacinação e da Solidariedade hoje (19)

Serão aplicadas doses das vacinas contra Covid-19 e da Influenza

27

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (19) o Dia D de Vacinação contra a Covid-19 e contra a influenza. No mesmo dia, em todos os pontos de vacinação, também estará sendo realizado o Dia D da Solidariedade, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza, agasalhos e cobertores para famílias em vulnerabilidade atendidas pela Rede de Solidariedade.

O Dia D será das 8 às 16 horas. Serão aplicadas a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas de 54 anos ou mais, conforme cronograma municipal anunciado nesta semana, e também a segunda dose em pessoas que por algum motivo estão em atraso. De acordo com números da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 1.150 faltosos estão sendo aguardados neste dia.

A vacina contra a Covid-19 estará sendo aplicada nos pontos de vacinação organizados pela Saúde, com exceção do drive-thru do Sesc e na unidade do Sesa, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Já a vacina contra a Influenza, que desde o dia 9 de junho está na fase 3 da campanha nacional, também será aplicada das 8às 16 horas, em todas as unidades de Saúde do município, com exceção do CMS da Vila Xavier, do Iedda e da UPA do Valle Verde, onde o foco é a vacina da Covid-19.

Nesta fase 3 da vacinação contra a influenza estão no grupo prioritário as pessoas com comorbidades, com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento, e trabalhadores do sistema prisional. As fases anteriores já priorizavam crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores e idosos com 60 anos ou mais.

Todos que ainda não tomaram podem aproveitar o Dia D; com exceção das pessoas que tomaram nos últimos dias ou vão tomar agora a vacina contra a Covid-19.

Como as duas campanhas de vacinação estão em curso simultaneamente, a da gripe e da Covid-19, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacinação contra o novo coronavírus seja priorizada nos grupos liberados para receber essa imunização. Nesses casos, a vacina influenza, deve ser tomada depois, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. E é recomendado que a pessoas levem o cartão da Covid-19 no ato da vacinação para os profissionais da Saúde conferirem a data, além dos documentos pessoais e comprovante de endereço.

Solidariedade

As pessoas que forem se vacinar neste sábado, Dia D, poderão participar do Dia D da Solidariedade, doando um quilo de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal e limpeza ou cobertores e agasalhos que serão encaminhados às famílias em vulnerabilidade atendidas pela Rede de Solidariedade do Município.

Desde a sua criação, em março de 2020, a Rede já arrecadou 243.325 quilos de alimentos e outros 433.821 quilos foram comprados pelo município, resultando, até agora, na entrega de 25.279 cestas que já atenderam quase 14,5 mil famílias.

Neste sábado, serão montados pontos de arrecadação de doações nas unidades de saúde abertas para a vacinação contra a Influenza e em todos os pontos de vacinação da Covid-19, inclusive o drive-thru do Cear.

O Dia D da Solidariedade se soma aos esforços da Prefeitura na arrecadação para a Campanha do Agasalho – Inverno Solidário 2021, que foi lançada oficialmente pelo Fundo Social de Solidariedade no dia 3 de junho, com o slogan “Você está coberto de razões para fazer uma boa ação”.

Dia D de vacinação contra a Covid-19 e contra a influenza

Sábado (19), das 8 às 16 horas

Vacinação contra a Covid-19

Público alvo:

– Pessoas com 54 anos ou mais

Onde: Polos de vacinação no CMS da Vila Xavier, Ieda, UPA Vale de Verde e drive thru do Cear (exceto unidade do Sesa e drive-thru do Sesc).

– Faltosos da segunda dose

Onde: Coronavac na UBS Vila Xavier e drive-thru do Cear e AstraZeneca em todos os outros polos

O que levar:  Cartão de vacinação da Covid-19 caso já tenha tomado a primeira dose, RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Vacinação contra a Influenza

Público alvo: crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores e idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; trabalhadores do sistema prisional, integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento.

Onde: Todos os postos de saúde do município, exceto CMS da Vila Xavier, Iedda e UPA Vale de Verde.

O que levar:  Cartão de vacinação da Covid-19, caso já tenha tomado uma ou duas doses, RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.