Araraquara tem crescimento na arrecadação de ISSQN no primeiro trimestre de 2021

Mesmo com pandemia, houve aumento de 6% na arrecadação em relação ao mesmo período de 2020

44

A arrecadação de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) em Araraquara cresceu 6,7% no primeiro trimestre de 2021 (janeiro a março), comparado ao mesmo período de 2020. Em relação ao trimestre anterior (outubro a dezembro) de 2020, o crescimento foi de 0,8%. O valor arrecadado em 2021 foi de R$ 20,8 milhões. Os dados são da GissOnline, plataforma de arrecadação do município, desenvolvida pela Eicon. O setor de Serviços inclui os segmentos de bares e restaurantes, construção civil, turismo, academias e serviços financeiros, como bancos, entre outros.

O número de empresas fechadas no 1º trimestre de 2021 foi 54% menor ao ano passado. Entre janeiro e março foram fechados 63 negócios, ante 138 em 2020, período pré-pandemia. Foram abertas 520 novas empresas no 1º trimestre.

O ISSQN é o principal imposto sobre o setor de Serviços, um dos mais afetados pela paralização das atividades devido à pandemia de Covid-19. “O aumento da arrecadação em plena segunda onda da pandemia é uma notícia que traz um pouco de otimismo em meio ao cenário por qual passamos. As ações positivas da prefeitura, como a recuperação de créditos, a fiscalização e o gerenciamento tributário foram as grandes responsáveis por isso”, diz Luiz Alberto Rodrigues, CEO da Eicon. “A queda no número de encerramento de empresas no período sinaliza a confiança do empreendedor na economia da cidade”, completa.