Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 62 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 5,74% de 1.080 amostras analisadas

A vacinação contra a Covid-19 continua até as 15 horas de hoje e prossegue na segunda-feira (25)

26
Coronavirus

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 62 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 5,74% de 1.080 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 19,16%, sendo 46 positivados de 240 amostras.

Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 840 testes no dia 21 de outubro, com 16 positivados.

Portanto, agora Araraquara tem 30.706 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 161 permanecem em quarentena e 29.948 já saíram. Aguardam resultado de exames 192 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 8 pacientes estão internados. Destes, 6 confirmados estão em enfermaria, e 2 confirmados estão em UTI.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 7% de leitos de enfermaria e 4% de UTI.

Hoje, o Hospital São Paulo tem 3 pacientes, o Hospital São Francisco tem 1 paciente, o Hospital de Campanha tem 2 pacientes e o Hospital Nestor Goulart Reis tem 2 pacientes.

Do total 8 pacientes internados, 7 são moradores de Araraquara e 1 é de Américo Brasiliense.

Araraquara registrou, até o momento, 597 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Vacinação

A vacinação contra a Covid-19 continua até as 15 horas de hoje e prossegue na segunda-feira, dia 25.

Continuará sendo aplicada a segunda dose antecipada da Pfizer em maiores de 18 anos que tomaram a primeira dose há 21 dias ou mais. No caso dos adolescentes de 12 a 17 anos, está mantido o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda doses, em todos os polos de vacinação.

Também os maiores de 18 anos que ainda não tomaram a primeira dose estão sendo atendidos em qualquer um dos polos de vacinação. O mesmo atendimento é prestado a grávidas, puérperas e lactantes.

Continua ainda a aplicação da segunda dose dos demais imunizantes e da terceira dose em idosos com idade acima de 60 anos, em profissionais da saúde e no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico.

As informações completas sobre o calendário municipal, os locais de vacinação, os horários e documentos exigidos estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

Araraquara já aplicou 376.459 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 197.642 da primeira dose, 166.626 da segunda dose e dose única e 12.191 de terceira dose.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que, devido à redução da demanda por testes para Covid-19, a partir dessa segunda-feira, a testagem gratuita da população ficará concentrada no Terminal Central de Integração (TCI) e na UPA da Vila Xavier. A ação de testagem que vinha sendo realizada, desde setembro de 2020, na praça Santa Cruz está suspensa.

Portanto, o atendimento com foco nas pessoas assintomáticas será mantido no Terminal Central, das 13 às 18 horas. As que estiverem apresentando algum sintoma gripal devem continuar procurando o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus na UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas por dia.