Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 26 casos positivos de Coronavírus

Município registrou, até o momento, 589 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas

28

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 26 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 5,43% de 478 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 13,10%, sendo 19 positivados de 145 amostras.

Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 333 testes no dia 5 de outubro, com 8 positivados, sendo 1 de outro município.

Portanto, agora Araraquara tem 30.424 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 107 permanecem em quarentena e 29.728 já saíram. Aguardam resultado de exames 95 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 10 pacientes estão internados. Destes, 4 confirmados estão em enfermaria e 6 estão em UTI, 1 suspeito e 5 confirmados.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 6% de leitos de enfermaria e 12% de UTI.

Hoje, o Hospital São Paulo tem 2 pacientes, o Hospital de Campanha tem 6 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 2 pacientes.

Dos 10 internados, todos são moradores de Araraquara.

Araraquara registrou, até o momento, 589 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Atendimentos e vacinação

Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:

 – Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 102.095

– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 1.769

– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 27.335 ligações

– Exames realizados junto à Unesp: 115.181

– Exames realizados junto à Uniara: 44.442

– Testes capilares – 44.497

– Exames antígenos realizados nas unidades de saúde, praça Santa Cruz, TCI, comércio e na UPA: 53.753

– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 1.034

E a vacinação contra a Covid-19 continua nesta quarta-feira com a aplicação da terceira dose em profissionais da Saúde que atuam nos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde. Todos precisam ter tomado a segunda dose há pelo menos 6 meses.

Os que atuam nos hospitais e nas UPAs serão vacinados nas suas unidades de trabalho. Os profissionais que atuam nos postos de saúde que não são polo de vacinação terão que se dirigir a um dos 14 polos para receberem a terceira dose.

Já os demais profissionais da área serão vacinados a partir do dia 13 de outubro, de acordo com um cronograma que será definido e divulgado pela Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19 até o início da próxima semana.

E também começaram a receber a terceira dose hoje os idosos com 70 anos que já tomaram a segunda dose há pelo menos 6 meses, em todos os polos de atendimento.

Continua também terceira dose no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e em tratamento quimioterápico, somente na unidade do Sesa, para aqueles que completaram a imunização há pelo menos 28 dias, independentemente da idade, com apresentação de carta médica.

Prossegue a aplicação de segunda dose, inclusive a antecipada da Pfizer, a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos e de maiores de 18 anos, em qualquer um dos polos de vacinação.

Todas as informações sobre o calendário municipal, os polos, horários e documentos que devem ser apresentados estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

O município continua avançando na vacinação contra a Covid-19: já foram aplicadas 355.555 doses, sendo 196.251 da primeira dose, 156.712 da segunda dose e dose única e 2.592 de terceira dose.

A vacina é comprovadamente a nossa principal arma na batalha contra a Covid-19. E é fundamental que as pessoas completem a imunização tomando duas doses. Vacina salva vidas.