Araraquara registrou 8 mortes por coronavírus nesta semana

Com mais 84 casos de coronavírus e duas mortes neste domingo, secretária de Saúde fala em momento de preocupação

348

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 31 de janeiro de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê volta a chamar a atenção para o aumento do número de casos, de internações e, consequentemente, de óbitos registrados na última semana na cidade.

O momento é de preocupação, porque o vírus está avançando. O agravamento da situação está relacionado às festas de fim de ano, seguidas das viagens de férias, encontros e aglomerações.

Por conta deste avanço da doença, a ocupação de leitos está próxima dos 100% nos hospitais públicos e privados da cidade. É o pior momento, desde o início da pandemia.

Os leitos do Hospital da Solidariedade e do Pronto-Socorro do Melhado estão sendo fundamentais para salvar vidas, no entanto, por mais que o município tenha se organizado para este enfrentamento, a população não pode relaxar agora.

A vacinação ainda está na fase inicial, portanto, é muito importante que todos continuem atentos às medidas preventivas que incluem o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento em locais públicos. É preciso a participação de todos nesta batalha.

As autoridades locais estão em alerta máximo e o objetivo é evitar o estrangulamento do sistema de assistência à saúde. É hora de união de todos para superarmos essa dificuldade.

Situação epidemiológica

Araraquara registrou neste domingo, mais 84 casos positivos de Coronavírus, o que equivale a 36% de 233 amostras analisadas. Portanto, agora são 10.356 casos em Araraquara. Hoje, excepcionalmente, devido a um problema técnico, não foi possível a atualização dos números de pessoas em quarentena e as que já saíram. Esses dados serão atualizados nesta segunda-feira, dia 01 de fevereiro. Aguardam resultado de exames 218 amostras.

Hoje, 107 pacientes estão internados. Destes, 74 estão em enfermaria – 8 suspeitos e 66 confirmados. E 33 pacientes confirmados em UTI. Do total de 107 internados, 79 são moradores de Araraquara e 28 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 75,5% de leitos de enfermaria e 59% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 18 pacientes internados com Covid-19 o Hospital de Campanha tem 32 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 116 óbitos decorrentes de Coronavírus. Os óbitos mais recentes registrados são de uma mulher de 49 anos, com comorbidades, internada em hospital público desde o dia 10 de janeiro em hospital particular, e de um homem idoso de 61 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital público desde o dia 18 de janeiro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar.