Araraquara registra dois óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

O município continua avançando na vacinação contra a Covid-19: já foram aplicadas 361.401 doses, sendo 196.747 da primeira dose, 160.094 da segunda dose e dose única e 4.560 de terceira dose

87

Araraquara registrou mais 5 casos positivos de Coronavírus de 15 amostras analisadas. Como o total de testes aplicados ficou abaixo de 0,1% da população da cidade, não há avaliação das taxas de positividade de assintomáticos e sintomáticos na data de hoje.

Portanto, agora Araraquara tem 30.488 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 50 permanecem em quarentena e 29.843 já saíram. Aguardam resultado de exames 110 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 14 pacientes estão internados. Destes, 9 pacientes confirmados estão em enfermaria e 5 estão em UTI, sendo 1 suspeito e 4 confirmados.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 13% de leitos de enfermaria e 10% de UTI.

Hoje, a Santa Casa tem 2 pacientes, o Hospital São Paulo tem 2 pacientes, o Hospital de Campanha tem 6 pacientes, o Hospital Nestor Goulart Reis tem 2 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 2 pacientes.

Do total 14 pacientes internados, 11 são moradores de Araraquara e 3 residem em outros municípios, sendo 1 morador de Tabatinga, 1 de São Carlos e 1 de Américo Brasiliense.

Araraquara registrou, até o momento, 595 óbitos decorrentes de Covid-19. Os dois óbitos registrados nas últimas 24 horas são:
Mulher de 83 anos, com comorbidades, internada em unidade da rede pública no dia 23 e setembro.

Homem de 69 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada no dia 7 de outubro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Atendimentos

Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:

 – Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 102.757

– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 1.774

– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 27.698 ligações

– Exames realizados junto à Unesp: 115.789

– Exames realizados junto à Uniara: 44.442

– Testes capilares – 44.509

– Exames antígenos realizados nas unidades de saúde, praça Santa Cruz, TCI, comércio e na UPA: 56.692

– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 1.055

 E a vacinação contra a Covid-19 continua nesta quarta-feira com aplicação da terceira dose nos idosos com 60 anos ou mais, que tomaram a segunda dose há pelo menos seis meses, em todos os polos de vacinação. 

Também a partir de hoje, os profissionais da saúde que não atuam na rede pública e nem nos hospitais começam a tomar a terceira dose, desde que tenham completado a imunização há pelo menos 6 meses. Para estes profissionais, a dose de reforço está sendo oferecida nos drive-thrus do Cear e no Sesc.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde já havia iniciado a aplicação da terceira dose nos profissionais da área que atuam nos hospitais, UPAs e UBSs. Eles continuamo sendo atendidos, à medida que forem completando 6 meses da segunda dose.

E a aplicação de terceira dose no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV e transplantadas, além de pacientes em tratamento quimioterápico, continua sendo feita na unidade do Sesa.

E prosseguirão ainda no município a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, de gestantes, lactantes e puérperas, das pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da segunda dose dos imunizantes, inclusive a dose antecipada da Pfizer nas pessoas que tomaram a primeira dose há 8 semanas ou mais, em todos os polos de vacinação.

Todas as informações sobre o calendário municipal, os polos, horários e documentos que devem ser apresentados estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

O município continua avançando na vacinação contra a Covid-19: já foram aplicadas 361.401 doses, sendo 196.747 da primeira dose, 160.094 da segunda dose e dose única e 4.560 de terceira dose.

A vacina é comprovadamente a nossa principal arma na batalha contra a Covid-19. E é fundamental que as pessoas completem a imunização tomando duas doses. Vacina salva vidas.