Araraquara registra a 597ª vítima fatal da Covid-19

Araraquara já aplicou 369.252 doses, sendo 197.285 da primeira dose, 163.531 da segunda dose e dose única e 8.436 de terceira dose

34

Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 3 casos positivos de Coronavírus de 45 amostras analisadas. Como o total de testes aplicados ficou abaixo de 0,1% da população da cidade, não há avaliação das taxas de positividade de assintomáticos e sintomáticos na data de hoje.

Portanto, agora Araraquara tem 30.549 casos confirmados de Covid-19. 

Do total de confirmados, 61 permanecem em quarentena e 29.891 já saíram. Aguardam resultado de exames 163 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 5 pacientes estão internados. Destes, 4 pacientes confirmados estão em enfermaria e 1 confirmado está em UTI.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 6% de leitos de enfermaria e 2% de UTI.

Hoje, o Hospital São Francisco tem 2 pacientes e o Hospital de Campanha tem 3 pacientes. Todos são moradores de Araraquara.

Araraquara já aplicou 369.252 doses, sendo 197.285 da primeira dose, 163.531 da segunda dose e dose única e 8.436 de terceira dose.

Araraquara registrou, até o momento, 597 óbitos decorrentes de Covid-19.

O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma idosa de 89 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública no dia 27 de setembro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Fiscalização

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM.

De 11 a 17 de outubro, foram contabilizadas 471 ações de fiscalização. Destas, foram 271 ações, de 11 a 14 de outubro, e 200 durante o fim de semana, de 15 a 17 de outubro.

Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:

Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares: 135

Outros estabelecimentos comerciais: 254

Pesque-pague: 1

Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal/ atacadistas/ varejistas e supermercados de grande porte: 39

Academias/ condicionamento físico: 6

Construção civil/ casa de material de construção: 26

Escolas – 4

Lotéricas/órgãos públicos: 2

Áreas de lazer/chácaras/campos de futebol: 3

Praças/Áreas públicas: 1

Essas ações resultaram em 4 notificações de posturas de pessoa jurídica e 4 autos de infração por descumprimento do uso obrigatório de máscaras.

As equipes de fiscalização continuam nas ruas cobrando o cumprimento do decreto municipal em vigor. Todas as regras devem ser cumpridas. Cabe à população utilizar máscara corretamente e manter o distanciamento seguro entre as pessoas. São medidas sanitárias que podem evitar a transmissão do vírus.