Araraquara recebe ópera italiana gratuita

Apresentação lírica "A caminho do interior - Il bel canto italiano" será realizada no auditório do CEAR, nesta sexta-feira (11)

70

O Consulado Geral da Itália em São Paulo e a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, apresentam o espetáculo “A caminho do interior – Il bel canto italiano”, nesta sexta-feira (11), às 20 horas, no Auditório do CEAR. A entrada é gratuita e o público deverá seguir as normas sanitárias recomendadas.
O objetivo é levar ao interior do Estado de São Paulo as grandes obras dos principais compositores do bel canto na ópera italiana e suas melodias memoráveis e aclamadas pelo público. O espetáculo traz três cantores líricos e um pianista com as mais belas melodias das óperas italianas de Gioachino Rossini, Vincenzo Bellini e Gaetano Donizetti em óperas como “Lucia di lammermoor”, “I Puritani” e a famosa “O Barbeiro de Sevilha” com o conhecido personagem Fígaro.
Os cantores líricos e o pianista realizam grandes interpretações em árias, duetos e trios das óperas mais populares dos compositores que formam a tríade bel cantista italiana. O elenco é formado por Raquel Paulin (soprano), Anibal Mancini (tenor), Johnny França (barítono) e Flávio Lago (pianista). A realização artística fica por conta da Cia. Ópera São Paulo que tem a direção artística de Paulo Abrão Esper e coordenação geral de Alberto Marcondes.
Segundo Esper, Araraquara foi escolhida como parte da turnê do espetáculo pelo público que sempre prestigiou eventos deste nível artístico.
O espetáculo é gratuito e tem 60 minutos de duração. A turnê teve início no último final de semana em Ribeirão Preto (dia 05) e São João da Boa Vista (dia 06). Nesta semana as apresentações serão realizadas em: São Paulo (dia 09), Araraquara (dia 11) e Jacareí (dia 13).
Vale destacar que no decreto do Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara do dia 12 de novembro, ficou permitida a realização de eventos culturais, desde que sejam observadas as medidas sanitárias e de distanciamento. Para isso, nas poltronas, deve ser feita a ocupação de lugares sentados alternados, respeitando o distanciamento de 1,5 metros. Com capacidade para 900 pessoas, o auditório do CEAR para esta apresentação da ópera italiana, irá liberar até 320 lugares, a fim de manter o distanciamento do público nas poltronas.
O CEAR também passará por uma higienização completa antes do início da apresentação e contará com o controle de entrada e saída para evitar aglomeração, com medição de temperatura e disponibilização de álcool gel para o público. Ainda, fica indispensável ao público o cumprimento de medidas sanitárias, como: uso de máscaras.
Os ingressos gratuitos para a ópera serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação, no próprio CEAR.