Araraquara não registrou óbito decorrente da Covid-19 nas últimas 24 horas

O município já aplicou 313.238 doses, sendo 191.214 da primeira dose, 115.592 da segunda dose, 6.063 de dose única e 369 de terceira dose

28

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 44 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 4,82% de 912 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 22,51%, sendo 34 positivados de 151 amostras.

Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 761 testes no dia 16 de setembro, com 10 positivados.

Portanto, agora Araraquara tem 29.880 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 144 permanecem em quarentena e 29.153 já saíram. Aguardam resultado de exames 129 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 21 pacientes estão internados. Destes, 19 estão em enfermaria, sendo 4 suspeitos e 15 confirmados, e 2 confirmados estão em UTI.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 27% de leitos de enfermaria e 4% de UTI.

Hoje, a Santa Casa tem 1 paciente, o Hospital São Paulo tem 3 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Francisco tem 2 pacientes, o Hospital de Campanha tem 9 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 6 pacientes.

Do total de 21 internados, 17 são moradores de Araraquara e 4 são de outros municípios e estão em enfermarias de hospitais da cidade. Eles residem em Américo Brasiliense, Florianópolis, Rincão e São Carlos.  

Araraquara registrou, até o momento, 583 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 Vacinação

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta sexta-feira, dia 17 de setembro de 2021, para novas deliberações e informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Secretaria Municipal da Saúde realiza amanhã, sábado, plantão de vacinação contra a Covid-19 com foco principal dos faltosos de segunda dose. Também serão aplicadas primeira dose em adolescentes, segunda dose e terceira dose em idosos com 85 anos ou mais que tenham completado a vacinação há pelo menos seis menos.

E atenção, os postos de vacinação que estarão atendendo neste sábado são:  unidades de saúde da Vila Xavier, Vale do Sol, Iedda, Adalberto Roxo, Santa Angelina, Parque São Paulo e Hortências, das 8 às 15 horas.

Com o fim do estoque da vacina Astrazeneca, o município está seguindo recomendação da Secretaria de Saúde do Estado e está completando a imunização das pessoas que tomaram a primeira dose deste imunizante com a vacina da Pfizer, até que novas remessas de Astrazeneca sejam entregues pelo Departamento Regional de Saúde (DRS), órgão do governo estadual. A combinação de imunizantes é segura e já vem sendo adotada em vários países.

Quem não quiser tomar a segunda dose da Pfizer para completar a imunização, terá que esperar a chegada de remessas da Astrazeneca, mas não há previsão de quando isso vai ocorrer.

Já as pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose devem continuar ligando para o 0800 771 7723 para entrar na lista da xepa da vacina.

É importante que todos que estão tomando a primeira dose façam o pré-cadastro no VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br/