Araraquara inicia definição de estratégias para a vacinação contra a Covid-19

A princípio, a população idosa e os profissionais da área da saúde serão priorizados na vacinação

76

Uma comissão formada por profissionais da Prefeitura (Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde) e do Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara) iniciou, nessa sexta-feira (8), a definição de estratégias para a vacinação contra a Covid-19 em Araraquara.

A Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19 irá se reunir periodicamente para elaborar toda a logística e o planejamento da imunização contra o novo coronavírus no município.

A princípio, a população idosa e os profissionais da área da saúde serão priorizados na vacinação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. O município aguarda definições por parte dos governos federal e estadual em relação às datas e à quantidade de doses que será disponibilizada.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou nessa sexta-feira (8), mais 59 casos positivados de coronavírus, o equivalente a 27% de 223 amostras analisadas. Portanto, são 8.736 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 250 permanecem em quarentena e 8.391 já saíram. Aguardam resultado de exames 285 amostras.

Hoje, 56 pacientes estão internados. Destes, 32 estão em enfermaria – 2 suspeitos e 22 confirmados. E 24 estão na UTI – 2 suspeitos e 22 confirmados. Do total de 56 internados, 38 são moradores de Araraquara e 18 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 33% de leitos de enfermaria e 43% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 14 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 2 paciente e o Hospital de Campanha tem 13 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 95 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.