Araraquara conta hoje com uma taxa de ocupação de 11% de leitos de enfermaria e 14% de UTI para pacientes com Covid-19

Força-tarefa realizou 228 ações de fiscalizações no final de semana

32

Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 1 caso positivo de Coronavírus de 27 amostras analisadas. Como o total de testes aplicados ficou abaixo de 0,1% da população da cidade, não há avaliação das taxas de positividade de assintomáticos e sintomáticos na data de hoje.

Portanto, agora Araraquara tem 30.382 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 77 permanecem em quarentena e 29.717 já saíram. Aguardam resultado de exames 118 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 15 pacientes estão internados. Destes, 8 estão em enfermaria, 2 suspeitos e 6 confirmados, e 7 estão em UTI, 1 suspeito e 6 confirmados.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 11% de leitos de enfermaria e 14% de UTI.

Hoje, o Hospital São Paulo tem 2 pacientes, o Hospital de Campanha tem 9 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 4 pacientes.

Do total de 15 internados, 14 são moradores de Araraquara e 1 de outro município, residente em Ibaté, está internado em hospital do município.

Araraquara registrou, até o momento, 588 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

O município continua avançando na vacinação contra a Covid-19: já foram aplicadas 352.058 doses, sendo 195.865 da primeira dose, 153.780 da segunda dose e dose única e 2.413 de terceira dose.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Fiscalização

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM.

De 27 de setembro a 3 de outubro, foram contabilizadas 336 ações de fiscalização. Destas, foram 228 ações, de 27 a 30 de setembro, e 108 durante o fim de semana, de 1 a 3 de outubro.

Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:

Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares: 118

Outros estabelecimentos comerciais: 165

Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal/ atacadistas/ varejistas e supermercados de grande porte: 9

Academias/ condicionamento físico: 5

Construção civil/ casa de material de construção: 12

Escolas – 3

Lotéricas/órgãos públicos: 4

Residências/condomínios/repúblicas: 16

Praças/Áreas públicas: 4

Foram registradas, no decorrer da semana ,19 autos de infração por descumprimento do isolamento social.

A força-tarefa também atuou neste domingo, na Arena da Fonte, durante o jogo da Ferroviária. Como medida de segurança e prevenção contra a Covid-19, por determinação da Federação Paulista e Prefeitura Municipal, foi implantado o sistema de verificação e fiscalização dos protocolos exigidos. Durante esta ação, 257 pessoas foram abordadas e 11 torcedores foram barrados por não apresentar a carteirinha de vacinação ou teste para Covid-19 realizado nas últimas 48 horas.

As equipes de fiscalização continuam nas ruas cobrando o cumprimento do decreto municipal em vigor. Todas as regras devem ser cumpridas. Cabe à população utilizar máscara corretamente e manter o distanciamento seguro entre as pessoas. São medidas sanitárias que podem evitar a transmissão do vírus.