Alunos do CER do Jd. Santa Lúcia recebem kits de material escolar

Distribuição será feita de 30 de junho a 3 de julho nos 43 Centros de Educação e Recreação do município

40

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação, iniciou a entrega de kits de material escolar a alunos da pré-escola da rede municipal de educação. De 30 de junho a 3 de julho, o material será distribuído nos 43 Centros de Educação e Recreação (CERs).

Aos alunos do CER Padre Bernardo Plate, no Jardim Santa Lúcia, a entrega de 75 kits de material escolar foi feita nesta terça-feira (30).

No último dia 17 de junho, entre as ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19 implantadas desde a suspensão das aulas na rede municipal, a Secretaria da Educação deu início à distribuição de kits de materiais escolar e didático aos seus estudantes do ensino fundamental da rede. Antes disso, já havia iniciado a publicação e disponibilização de conteúdos educacionais digitais e atividades escolares elaboradas por professoras e professores no site da Prefeitura Municipal (http://www.araraquara.sp.gov.br/), por meio de uma parceria com a secretaria estadual da educação. Estão acessíveis também as atividades do Centro de Mídias da Educação de São Paulo dirigidas à educação infantil (creche e pré-escola), através da TV Univesp, canal 11,2.  Ainda fazem parte das ações da Secretaria, as entregas de kit de gêneros da alimentação escolar às famílias dos alunos matriculados na rede municipal, visando garantir o cuidado e atendimento das necessidades nutricionais dos alunos, em especial os mais vulneráveis.

No CER Padre Bernardo Plate, famílias de seus alunos de quatro e cinco anos, matriculados na quarta e quinta etapas, receberam o kit, que é composto de carta de apresentação, cartilha de orientação, caderno de desenho, lápis preto, borracha, apontador, caixa de lápis de cor, estojo com canetas hidrográficas e caixa com giz de cera.

Ao retirar o material para o aluno Vinícius Faria, de 5 anos, a mãe Aline Faria comentou a iniciativa da Secretaria da Educação. “É uma ação importante como também as atividades por meio de aplicativos e com brincadeiras dinâmicas”.

“O objetivo é dar suporte para as crianças continuarem as atividades em casa e não perderem o vínculo com os professores”, afirmou a diretora do CER, Andreza de Souza Fernandes.

A professora Cássia Beatris Fragassi Venâncio lembrou que as famílias devem continuar acessando as atividades escolares no site da Prefeitura para obterem mais atividades e outros conteúdos próprios para as etapas da educação infantil. “No período da tarde, promovemos uma interação em grupo de classe, via WhatsApp, e também gravamos áudio para que os pais ou responsável pelo aluno possam explicar a proposta da atividade”, relata Cássia.

Clélia Mara dos Santos, secretária municipal da Educação, considera de vital importância, nesse período de suspensão das aulas presenciais, que os estudantes se sintam motivados a continuar aprendendo. “A situação atual de pandemia nos impõe dificuldades e limitações, mas, com o apoio dos familiares dos estudantes, assim como com a constante mediação e proximidade da escola e dos professores, vamos superar esse momento”, defende ela.

 Reforma

Durante a entrega dos kits, também estiveram visitando a unidade escolar representantes da empresa BJL Construtora, que vai iniciar a reforma da unidade, eleita obra prioritária do Orçamento Participativo. A ordem de serviço foi assinada na última sexta-feira (26).

Serão investidos pouco mais de R$ 961 mil na reforma do lactário, cozinha, banheiros e revisão hidráulica e elétrica do CER Padre Bernardo Plate. “Apesar do momento difícil, estamos felizes pelo início da remodelação do CER”, afirma a diretora Andreza de Souza Fernandes.