Alternatal 2020 começa com “Solidariedade e Resistência”

Festival cria promoções para manter apresentações e arrecadação de brinquedos para crianças carentes

72

O ALTERNATAL – Festival da Cultura Solidária este ano tem como tema “Solidariedade e Resistência” e, a fim de arrecadar brinquedos para crianças carentes, realiza nos próximos dias diversas ações como: Drive Thru Solidário (dia 12), encontros, lives com diversos artistas e masterclass de guitarra.

O organizador do evento, Jorge Moura, lembra que toda a arrecadação do festival será destinada às famílias em situação de necessidade cadastradas no Fundo Social de Solidariedade. Realizador do evento desde 2006, ele explica que toda a produção mantem-se atenta às regras de distanciamento social, impostas pela pandemia do novo Coronavírus. “Criamos este formato diferente para o ALTERNATAL manter-se ativo, sendo exibido pelos canais do evento em lives e também com algumas adaptações na forma de arrecadar os brinquedos. Estamos tomando todo o cuidado com relação aos protocolos para enfrentar a Covid-19, como garantir o mínimo de pessoas no ambiente de gravação, respeitando os protocolos de segurança sanitária”, aponta.

A programação, além de cultural, este ano também conta com o apoio do Esporte. Para abrir a programação, neste sábado, 12 de dezembro, será realizado um Drive-Thru Solidário com a presença da atleta do UFC Livinha Souza. A ação será realizada na Avenida Duque de Caxias, 550, entre 10 e 14 horas. Esta é a única ação presencial na programação do ALTERNATAL, depois a programação segue virtualmente. Este ano o festival conseguiu o apoio de figuras do esporte: além de Livinha, os jogadores da Ferroviária também farão vídeos para incentivar a doação de brinquedos para as crianças de Araraquara.

Já no formato digital, no dia 19 de dezembro, a partir das 18 horas, serão realizados os shows musicais, mantendo a tradição do evento de unir em uma mesma programação: artistas experientes com iniciantes. Serão três apresentações gravadas previamente, além de três lives. A programação musical apresenta: Murilo Romano, Controvérsia, SuperOver, Som do Zindio, Duo Grooffee e Etc XVI com a participação de Dito da banda Os Capial e mostra a pluralidade musical da cidade, com rap, música instrumental, regional, rock (autoral e cover) e jazz. Vale destacar a participação especial de Teroca em um encontro inédito com Murilo.

Também algumas outras atividades como uma masterclass de guitarra e um dia dedicado a mostrar algumas das reinvenções que a pandemia trouxe para a vida dos músicos e profissionais da arte estão na programação. No dia 15 o guitarrista Matheus Rangel comanda a masterclass Licks e Bands, enquanto no dia 17, Gui Venturini realiza a live “Rock Brothers – o rock, as lives e a pandemia”, propondo um momento de reflexão, com apresentação de clipes e histórias de parcerias importantes de diversos artistas.

Para garantir a arrecadação dos brinquedos, o ALTERNATAL conta com o apoio de diversas empresas que serão pontos de entrega das doações. Jorge lembra que para incentivar as pessoas a doarem foram conseguidos diversos brindes. Para concorrer, no ato da doação é necessário fazer uma foto da entrega do brinquedo e enviar para o WhatsApp do ALTERNATAL – (16) 99766-1604 e, assim, concorrer a brindes que serão sorteados durante as lives. Mais informações: Facebook e Instagram (alternataloficial).

O festival foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19. Toda a programação é gratuita.