Afluente do Ribeirão das Cruzes, Córrego do Tanquinho passa por revitalização

Melhoria ambiental atende pedido da população da região norte de Araraquara no Orçamento Participativo

60

Atendendo demanda eleita como prioritária no Orçamento Participativo, o Córrego do Tanquinho, afluente do Ribeirão das Cruzes na região norte de Araraquara, passa por revitalização.

As obras de limpeza das margens do córrego foram acompanhadas na sexta-feira (19) pelo prefeito Edinho, pelo superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni, e por outros representantes da Prefeitura e do Daae, além do vereador Edio Lopes (PT).

O projeto inclui o cercamento de toda a Área de Preservação Permanente (APP), a instalação de placas de educação ambiental, lixeiras e portões, manutenção de calçadas e reflorestamento para garantir a preservação do córrego e de sua nascente. O investimento é de R$ 343 mil.

“Estamos atendendo a aprovação da plenária do Orçamento Participativo e dando início às obras de revitalização. É um projeto grande, que será executado em etapas, e um projeto muito importante. Agradeço muito o apoio da comunidade, que vai nos fiscalizar para que ninguém despeje entulho, jogue lixo, e que as nascentes se mantenham intactas”, disse Edinho.

“O Tanquinho é uma área de proteção permanente muito importante para o município. Além da manutenção das áreas verdes e de todo o entorno do córrego, o Daae organiza trilhas ecológicas no local ressaltando a história, a fauna e flora existentes”, destacou Donizete Simioni.

O Tanquinho possui 6 km de extensão e é um dos principais afluentes do Ribeirão das Cruzes, importante manancial de abastecimento da população de Araraquara. No local, o Daae conta com parceria da ONG Paz e Bem para o desenvolvimento de projetos para a preservação do córrego.