Advogado é homenageado pela Câmara Municipal de Araraquara

Felipe José Maurício de Oliveira recebeu o Título de Cidadão Araraquarense, por indicação do vereador Tenente Santana (MDB)

72

Um advogado jovem, porém com uma trajetória que vai ganhando marcas positivas, agora é cidadão araraquarense. A indicação feita pelo presidente da Câmara, vereador Tenente Santana (MDB), foi feita por sugestão do presidente da subseção de Araraquara, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tiago Romano. Felipe José Maurício de Oliveira, o novo cidadão da morada do sol é formado em Direito pela Universidade de Araraquara (Uniara), turma de 2009, porém, nasceu em Santo André. Veio para Araraquara por conta dos vínculos familiares de seu pai, um araraquarense que ainda mora em Santo André e deve voltar a residir na terra natal, a partir de janeiro do próximo ano. A entrega da homenagem foi feita no gabinete da presidência da Câmara, já que Sessões Solenes não estão sendo realizadas neste período de pandemia.

Romano agradeceu a forte parceria da Câmara com a entidade que preside, compreendendo que tem espaço aberto para o enfrentamento de temas importantes para a advocacia araraquarense e para o cotidiano da cidade. “Tenente Santana garantiu, nestes dois anos que presidiu a Câmara, espaço para manifestações da OAB e recebeu nossas sugestões na garantia dos direitos dos advogados. Deu autonomia aos procuradores da casa de leis, que podem investigar até mesmo a presidência”. Concluiu falando do homenageado e sobre sua atuação na implantação dos processos eletrônicos na OAB local. E deu destaque para a forma colaborativa como Oliveira atua, como em uma arrecadação de alimentos, já no período da pandemia. Chegou ainda a atuar como advogado da própria OAB, designado pelo, então, presidente estadual, Marcos da Costa. E concluiu: “Irmãos são as pessoas que a vida nos dá. Esta homenagem é uma forma de reconhecer o Dr. Felipe faz pela cidade e pela OAB local”.

Santana disse estar sempre aberto para as sugestões e parceiras da OAB e aceitar a indicação para a homenagem é somente mais uma forma de praticar esta parceria. “A atuação do Dr. Felipe, tesoureiro da OAB de Araraquara, vai muito além de seu compromisso com a entidade. Ele tem compromisso com a cidade e sua gente, tem compromisso com sua classe profissional, e tem, principalmente, compromisso com a garantia dos direitos do cidadão”, afirmou.

Depois de receber a placa que registra esta homenagem e serem feitos os registros em fotos, o homenageado fez seu pronunciamento, dizendo estar feliz por ser homenageado, acolhido oficialmente pela cidade que escolheu para viver, formar família e desenvolver sua carreira profissional. E agradeceu a família, pelas seguidas ausências. “A gente se doa muito ao trabalho. Agradeço a paciência da família”, concluiu.

O homenageado

Felipe José Maurício de Oliveira nasceu em Santo André. Veio para Araraquara, para estudar Direito, na Uniara. Depois, fez ainda pós-graduação em Direito Tributário Empresarial, Direito Processual Civil e Direito Imobiliário. Presidiu comissões internas da OAB e estagiou no Tribunal de Justiça/Fórum da Comarca de Araraquara, Vara da Fazenda Federal, Ministério Público Federal/Procuradoria da República e na Defensoria Pública de Araraquara. Seu avô, Jurandir Gonçalves Ferreira, foi vereador da Câmara de Araraquara, ainda na primeira legislatura da atual era moderna do voto popular, em 1948, participando ativamente da elaboração da primeira versão do regimento interno da Câmara, integrando a Comissão de Redação.