Ações da Operação Estiagem são intensificadas nas áreas rurais

Serão desenvolvidos, já a partir desta semana, trabalhos de orientação e conscientização lote a lote, treinamentos relacionados a incêndios e palestras, entre outros

16

Dando continuidade ao planejamento de contingência da Operação Estiagem, implementado pela Defesa Civil Municipal, se reuniram na Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, na última segunda-feira (26), representantes das Secretarias Municipais do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, do Meio Ambiente e Sustentabilidade, além do Corpo de Bombeiros, juntamente com a Defesa Civil.

Como pauta da reunião, o trabalho de prevenção e resposta nas áreas rurais, que no ano anterior registraram muitas ocorrências de incêndios, principalmente os assentamentos rurais, onde muitos moradores tiveram grandes prejuízos em razão destes incêndios.

Serão desenvolvidos nesses locais, já a partir desta semana, trabalhos de orientação e conscientização lote a lote, treinamentos relacionados aos incêndios e palestras, entre outros.

Para o responsável da Defesa Civil Municipal, Luiz Dell’Acqua, esse trabalho com maior intensidade trará, com certeza, maiores resultados quanto à diminuição dos números de queimadas. “Faremos nos assentamentos, com início no Assentamento Bela Vista do Chibarro, um trabalho inédito, levando muita informação, além de treinamentos, a todos os moradores, principalmente quanto a importância da manutenção dos lotes, como limpeza, realização de aceiros, entre outros assuntos, para que possamos ao menos mitigar o grande número de queimadas e incêndios que ocorrem nesses locais”, afirma.

Atuarão diretamente nesses locais, profissionais dos órgãos ligados à Secretarias, como a Coordenadoria Executiva da Agricultura, a Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, a Gerência de Defesa Civil, além do programa Bombeiro Educador do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental, entre outros.