Ação solidária será realizada dia 1º de agosto, no Centro

Em parceria com a Prefeitura, agência Enactus da Unesp fará campanha para arrecadar produtos de higiene pessoal e de limpeza

16

Por conta da pandemia do novo coronavírus, uma iniciativa da agência Enactus da Unesp Araraquara, em parceria com a Prefeitura, resultará em uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal e de limpeza, agora direcionada a mulheres do bairro São Rafael, localizado na região norte da cidade.

Essa ação solidária no sistema drive-thru ocorrerá neste sábado, dia 1º de agosto, das 9h às 13h, na Avenida Portugal, 503, no Centro da cidade.

Sem precisar sair do carro, as pessoas poderão doar sabonete, pasta e escova de dentes, barbeador, absorvente, desodorante, papel higiênico, água sanitária, desinfetante, sabão em pedra, sabão em pó, detergente e álcool, entre outros produtos.

Segundo o gestor de Projetos de Gabinete da Prefeitura, Alcindo Sabino, a campanha é direcionada a mulheres do São Rafael que por serem arrimo de família precisam trabalhar para o sustento de si e dos filhos. “Por isso, a maioria dessas mulheres não dispõe de tempo ou condições financeiras para outros cuidados necessários”, acrescenta .

Alcindo ressalta a parceria com a Enactus da Unesp, composta por jovens preocupados com outras pessoas da cidade onde atuam, como no Centro de Referência da Assistência Social – Cras São Rafael.

Incentivo
Vale destacar que a Enactus incentiva estudantes no desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social nas comunidades das cidades em que estudam.

“Nosso propósito é criar o espírito empreendedor em comunidades vulneráveis, capacitando e estimulando o desenvolvimento do projeto criado”, afirma a Carolina Carvalho Simões, coordenadora de Prospecção da Enactus.

Em Araraquara, a agência já atuou no Jardim Valle Verde, capacitando mulheres na produção e venda de ecovelas feitas com óleo reutilizado, normalmente descartado de forma irregular.
Também desenvolveu um projeto com produtores rurais do Assentamento Bela Vista, que por conta da pandemia enfrentam  queda nas vendas de hortifrutis.

A Enactus intermedia a relação ente produtor e consumidor com trabalho de marketing nas redes sociais, que inclui a divulgação das cestas de alimentos orgânicos. Em troca, recebe alimentos para o Projeto Viva, que produz e distribui 60 marmitas diárias a moradores de rua de Araraquara.

No São Rafael, antes da pandemia, com projeto da agência, teve início a produção de sabonetes esfoliantes de café, comercializados em uma feira realizada no próprio Cras.