À nossa querida Morada do Sol!

Parabéns, Araraquara!

193

Cidade linda que surgiu no coração do Estado, tão bela, tão aconchegante que o sol a escolheu de morada! Nossa terra acolhedora abraça pessoas trabalhadoras de todos os lugares que ajudam a construir nossa riqueza. No início do século passado, meu bisavô, um imigrante italiano, chega em Araraquara para cuidar da caldeira de vapor na Maria Fumaça. Um símbolo do desenvolvimento e progresso levado pelos trilhos da estrada de ferro.

Terra onde nossa gente se une para torcer pela Ferroviária, pelo progresso, pela eficiência. E agora também pelas Guerreiras, uma página recente de nossa história que já é lendária. Já conquistou a América e nos enche de orgulho.

É aqui onde a roda de samba reúne amigos de todas as idades, bairros e profissões. Não importa onde, a harmonia se espalha!

Quanta gente boa saiu da nossa Araraquara para encantar o mundo. Nas artes, no esporte, no empreendedorismo, em tantas áreas. Ruth Cardoso, Herbert Richards, Ignácio de Loyola Brandão, o craque Careca, Rubens Borba de Moraes e tantos outros. Quantas pessoas brilham, batalham e dão orgulho para todos nós!

Uma cidade que contribui com conhecimento para o mundo, seja na UNESP ou nas outras universidades. Não poderia deixar de falar da nossa UNIARA, onde cursei Direito e me preparei para os grandes desafios da vida.

Cresci nas salas de aulas das escolas públicas de Araraquara. Começando pelos tanques de areia do CER Dona Carmelita Garcez, onde aprendi a ler, escrevi minhas primeiras frases, criei as amizades mais sinceras e verdadeiras que levo comigo até hoje. Gratidão aos professores que me mostraram o papel transformador da Educação.

E o Esporte, então? Sempre foi minha grande paixão. Muitas alegrias, vitórias e lágrimas marcaram minha juventude no Ginásio Vicente Michetti, que levava o nome do meu padrinho. Que saudade!

Ainda menino e estudante secundarista, já estava na luta pela minha cidade e pelo meu país. Na UMESA – União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Araraquara, tive o privilégio de liderar com alguns amigos o Fora Collor. O desejo de construir um Brasil mais justo e com oportunidades iguais segue vivo e cada vez mais forte até hoje!

Logo, conheci a política e me tornei homem público, caminho que sigo até hoje, sem perder as minhas referências e aprendizado. Tive a honra de estar ao lado de grandes pessoas que me inspiram nas lutas democráticas e no bem coletivo, como o ex-deputado e conselheiro Dimas Ramalho, o ex-prefeito e ex-deputado Roberto Massafera, assim como Marcelo Barbieri, Mazinho, Waldemar de Santi, Clodoaldo Medina e tantos outros que me ajudaram a entender a importância da democracia.

Terra onde está minha família e onde minha amada mãe viveu até nos deixar e ir pra perto do Senhor nosso Deus.

Cidade solidária, de uma população exemplar, que se uniu para enfrentar a pandemia, passou por dois lockdowns rigorosos e, mesmo nos momentos mais difíceis, não abaixou a cabeça. Somos exemplo para todo o Brasil!

Terra da Feira do Carmo à Facira e de tantas histórias. Essa é a minha cidade que completa 204 anos com um grande futuro pela frente.

Obrigado, Araraquara querida!

Peterson Ruan

Araraquarense

Advogado especialista em Direito Público