A consciência tem que ser o maior fiscal

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública informa que todas as suas as viaturas e equipes estiveram empenhadas em realizar fiscalização para cumprimento do decreto em vigor, o qual estabelece em Araraquara e todo o estado de São Paulo a fase vermelha, com restrição máxima de aglomeração.

45
A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública informa que todas as suas as viaturas e equipes estiveram empenhadas em realizar fiscalização para cumprimento do decreto em vigor, o qual estabelece em Araraquara e todo o estado de São Paulo a fase vermelha, com restrição máxima de aglomeração.
No entanto, cabe ressaltar o descumprimento do decreto pela população, apesar dos muitos comunicados sobre os riscos da aglomeração para transmissão da Covid-19 e sobre o estrangulamento do sistema de saúde por conta do aumento das internações.
Neste final de semana, os telefones  da Guarda Municipal ficaram congestionados com denúncias de desrespeito ao distanciamento, seja com festas clandestinas, com festas residenciais ou pontos de aglomeração como é o caso da Praça Scalamandre Sobrinho, onde os guardas municipais atuaram na dispersão do contingente de pessoas. O mesmo ocorreu na região do condomínio Tipuanas e na Avenida Bento de Abreu.
Com relação à Bento de Abreu, em específico, cabe ressaltar que o fechamento da rua pelos agentes de trânsito se deu para cumprimento de solicitação da Polícia Militar, em função do controle da ordem pública. Essa decisão foi adotada para preservar a integridade física, segurança e para não gerar tumulto em função da  aglomeração já instalada. Portanto, o fechamento da via pública se deu após a aglomeração.
Já sobre Tipuanas, a Guarda Municipal Esteve no local junto com equipe de agentes de trânsito por volta das 02h, com dispersão dos presentes e emissão de multas para várias pessoas. No entanto, logo depois, por volta das 05h, novas denúncias começaram a surgir sobre o local. A Prefeitura está organizando junto com Polícia Militar, agentes de trânsito e outros órgãos uma intervenção no local como foi feito no Salto Grande, e nas imediações do Teatro e no Residencial Alamedas. Nestes locais, infelizmente, não é possível uma atuação isolada e pontual da Guarda. É preciso o conjunto de fiscalização para ação controlada e assertiva, inclusive com a Polícia Militar.
A Prefeitura lamenta o descumprimento dos protocolos de segurança informados diariamente. O distanciamento social se faz extremamente necessário neste momento. Não à toa a cidade e o estado se encontram na fase vermelha. Estamos vivendo um dos piores momentos da pandemia com a provável chegada de uma nova cepa do vírus, mais transmissível e mais agressiva. O sistema de saúde já começa a dar sinais de estrangulamento. Só hoje, 107 pessoas internadas. A população precisa colaborar com as orientações da Prefeitura. Não há contingente de fiscalização, apesar do grande esforço e da atuação sem trégua, que dê conta da irresponsabilidade de algumas pessoas que insistem em se aglomerar. Não há no mundo um fiscal para cada pessoa. A melhor fiscalização é sempre a consciência de cada um. É preciso consciência e humanidade.

 

 

_________________________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

Visite o site da Prefeitura de Araraquara: http://www.araraquara.sp.gov.br/

Curta nossa página no Facebook: facebook.com/prefeituraararaquara