5º Fórum de Iniciação Científica do PICBiotec da Uniara é realizado nesta sexta, dia 16

Evento, online e gratuito, tem início às 14h, com transmissão pelo YouTube

21
Online e gratuito, o “5º Fórum de Iniciação Científica do PICBiotec”, promovido pelo Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec da Universidade de Araraquara – Uniara, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da instituição, será realizado nesta sexta-feira, dia 16 de abril, a partir das 14h, com transmissão pelo YouTube. As inscrições para ouvintes poderão ser feitas até o início das atividades pelo endereço www.uniara.com.br/eventos/forum-picbiotec-2021, onde está disponível a programação. Ao efetuarem as inscrições, os interessados receberão os links de acesso.

 

“De uma maneira geral, o evento consiste na apresentação dos projetos de pesquisa de alunos da graduação da Uniara, principalmente da área da saúde, desenvolvidos no PICBiotec junto aos docentes do PPGB-MRQM, nos laboratórios das diferentes linhas de pesquisa do Programa. Este ano, contamos com o envolvimento ainda maior dos alunos da pós-graduação, que terão como função a avaliação e o questionamento em relação a esses projetos, para estimularem os estudantes da graduação no pensar cientificamente, buscando o que é de maior interesse para a comunidade científica”, explica a responsável pelo PICBiotec, Flávia Aparecida Resende Nogueira.

 

As inscrições estão abertas a todos, mas o foco são os estudantes de graduação da Uniara, de acordo com ela, “na tentativa de mostrar o que fazemos e incentivá-los para a pesquisa”. “Queremos que conheçam nossos grupos e esperamos contar com seu envolvimento nos nossos projetos”, aponta.

 

Nessa edição, a professora conta que também serão realizadas apresentações de alunos do ensino médio, por meio do Programa de Iniciação Científica Júnior da Uniara. “Alguns deles desenvolveram, em 2020, projetos com docentes do PPGB-MRQM, e o Fórum será uma oportunidade para mostrarem o que fizeram. Devido à pandemia de coronavírus – Covid-19, foram desenvolvidos em suas próprias casas, utilizando os materiais disponíveis. Foi algo bem interessante no que se refere a levar a ciência para esses estudantes em plena pandemia”, comenta.

 

Nesse contexto, Flávia coloca que, para todos os participantes que se apresentarão, o Fórum acaba sendo uma motivação. “Alguns projetos possuem continuidade e, mesmo com as dificuldades, houve um remanejamento dos docentes de pós-graduação, pensando em todos os cuidados para que não se tenha a disseminação da Covid, para continuarem com as pesquisas. É um desafio, porém, mesmo diante de uma situação tão difícil, com os cuidados e uma programação organizada, é possível o desenvolvimento desses projetos”, diz.

 

Para receberem a certificação, a docente lembra que os interessados devem conferir a programação com antecedência, visto que algumas apresentações serão simultâneas. “Serão disponibilizados os links dessas salas e, caso o inscrito queira acompanhar mais alguma que esteja em conflito de horário, esses vídeos ficarão disponibilizados no YouTube. Portanto, ele poderá vê-lo após o evento, mas para garantir a certificação, precisará entrar em uma das salas e ouvir a apresentação”, esclarece.

 

Flávia faz um adendo, dizendo de que há alguns trabalhos e projetos, com temas voltados à inovação universidade-empresa, que necessitam de sigilo. “Esses serão apresentados em uma sessão fechada, no Google Meet, com alguns pesquisadores pré-selecionados, para ouvirem esses alunos e contribuírem com o seu tema de pesquisa, pensando no desenvolvimento do projeto”, finaliza.

 

Outras informações sobre o 5º Fórum de Iniciação Científica do PICBiotec podem ser obtidas também no endereço www.uniara.com.br/eventos/forum-picbiotec-2021 ou pelo e-mail farnogueira@uniara.com.br.