5º Fórum de Iniciação Científica do PICBiotec da Uniara divulga lista de menções honrosas de apresentações do evento

Conteúdos podem ser acessados no YouTube

14
O “5º Fórum de Iniciação Científica do PICBiotec”, promovido pelo Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec da Universidade de Araraquara – Uniara, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da instituição, divulgou a lista de menções honrosas das apresentações do evento, realizado no formato online na última sexta-feira, dia 16 de abril. Os conteúdos podem ser acessados no YouTube – https://bit.ly/uniara_biotec_youtube.

 

“Conseguimos atingir o objetivo do Fórum, que foi o de interação e motivação dos alunos que apresentaram os trabalhos, de forma espetacular. Foram explanações de alto nível”, destaca a professora responsável pelo PICBiotec, Flávia Aparecida Resende Nogueira.

 

Ela explica que, de uma maneira geral, o evento consistiu na apresentação dos projetos de pesquisa de estudantes de graduação da Uniara, “principalmente da área da saúde, desenvolvidos no PICBiotec junto aos docentes do PPGB-MRQM, nos laboratórios das diferentes linhas de pesquisa do Programa”.

 

“Gostaria de agradecer principalmente aos alunos, que foram sensacionais e abrilhantaram o evento com slides, apresentações, domínio do tema e comprometimento; à Uniara, à secretaria e à divisão de Ensino, Pesquisa e Extensão do PPGB-MRQM, e aos estudantes da pós-graduação que atuaram como avaliadores e contribuíram muito com questionamentos e diversas perguntas, além do seu envolvimento com os trabalhos apresentados. Também agradeço às agências de fomento, sendo que a maioria desses alunos têm bolsas da FAPESB, do PIBIC, PIBITI etc.; ao setor da Web, pois , por ter sido um evento online, tive todo o suporte necessário, e aos meus colegas docentes, que participaram como moderadores das salas e ficaram bem impactados com o nível das apresentações”, declara Flávia.

 

Nessa edição, a docente conta que também foram realizadas apresentações de alunos do ensino médio, por meio do Programa de Iniciação Científica Júnior da Uniara. “Eles também foram fantásticos”, finaliza.

 

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

 

 

Menções Honrosas

 

– Melhor trabalho de Iniciação Científica Júnior – “Aleitamento materno e obesidade infantil – uma revisão bibliográfica”, de Cintia Carolina Brandão Nogueira, sob orientação do professor Luis Henrique Montrezor;

 

– Melhor trabalho na área de Química Medicinal – “Estudo do potencial mutagênico de complexos de rutênio com lapachol pelo teste de Ames”, de Natália Zaneti Sampaio, sob orientação da professora Flávia Resende;

 

– Melhor trabalho na área de Medicina Regenerativa – “Cultura de células C2C12 sobre membrana de celulose bacteriana ancorada em scaffold de ácido polilático”, de Isadora Cavichioli, sob orientação do professor Luis Henrique Montrezor;

 

– Melhor trabalho na área de Biopolímeros – “Obtenção de microesferas de carboxymetilceluloce/nanofibras de celulose para o encapsulamento de fungos entomopatogênicos visando o controle biológico”, de Larissa Silva, sob orientação do professor Hernane da Silva Barud;

 

– Melhor trabalho na área de Gestão da Inovação e Empreendedorismo em Biotecnologia – “Mapeamento de fontes de infecção hospitalar”, de Laura Biancardi, sob orientação da professora Creusa Sayuri Tahara Amaral.