5ª Conferência da Juventude aprova 55 propostas para plano municipal

Evento foi realizado no sábado (16), no Centro Internacional de Convenção, com presença do prefeito Edinho e autoridades

25
A 5ª Conferência Municipal da Juventude, realizada no Centro Internacional de Convenção na tarde de sábado (16), elencou 55 sugestões de políticas públicas para o futuro dos jovens de Araraquara.
No encontro, o público presente aprovou as propostas para serem incluídas em um Plano Municipal da Juventude, que será enviado à Câmara Municipal para apreciação e votação. Entre os temas estão a defesa da cidadania, o direito à diversidade e a igualdade, a liberdade de expressão, educação, saúde, cultura, trabalho e renda, segurança pública, esporte e lazer e meio ambiente.
A atividade, com o tema “Esperançar”, integrou o Mês da Juventude e teve presenças do prefeito Edinho, vereadores e da equipe da Prefeitura. Antes da conferência, outras quatro pré-conferências temáticas haviam sido organizadas.
Organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular e pela Assessoria Especial de Políticas para Juventude, a conferência encerrou uma programação que incluiu palestras, lives, debates, rodas de conversas e batalha de MCs.

Oportunidade
Em sua fala na abertura da conferência, o prefeito Edinho destacou que os jovens precisam de oportunidades. “Dando oportunidades, as pessoas têm chances de realizarem seus sonhos e chegarem a uma profissão melhor, a uma melhor qualificação profissional, a uma melhor qualidade de vida”, afirmou.
Edinho ainda elogiou os jovens que estiveram presentes na conferência para abordarem os temas de interesse da juventude. “Vocês querem discutir propostas para vocês e para aqueles que não vieram, que estão lá fora. A conferência é muito importante para abordar temas como o combate ao desemprego, o acesso a cultura e lazer, a educação, entre outros assuntos. Só existe um caminho para construir um futuro melhor, e ele passa pela educação”, declarou o prefeito.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) também fez elogios ao público presente. “Não há outra saída para a juventude sem a política. São os jovens organizados e lutando pelos seus direitos. A juventude tem muito para mostrar e para construir”, disse o parlamentar.
A secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, falou sobre o impacto da pandemia da Covid-19 para a juventude, como o alto desemprego e o prejuízo educacional pela dificuldade de acesso às aulas escolares de forma remota (online), e sobre os desafios para o futuro.
“Vocês não querem mais violência, racismo, violência contra a mulher. Vocês têm a responsabilidade de representarem centenas de jovens que não puderam estar aqui hoje [sábado]”, declarou Amanda.
O coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy, também destacou a importância do espaço da conferência. “É uma oportunidade de referendar o que é prioridade para a juventude. A gente vê a juventude podendo falar, apresentando propostas. Que todos vocês possam participar da melhor forma possível.”
Renato Ribeiro, coordenador de Direitos Humanos, desejou um bom debate a todos. “Temos diversas juventudes, diversas demandas e especificidades diferentes. É uma satisfação ver que estamos com as juventudes, com toda essa pluralidade, para fazer um grande debate e falar sobre propostas”, declarou.
A assessora de Políticas para a Juventude, Steyce Chaves, também lembrou os desafios da pandemia para os jovens, principalmente o desemprego e a falta de oportunidades, e ressaltou o papel do plano municipal para o planejamento do município.
“É muito importante um Plano Municipal de Juventude que discuta violência policial, saúde, educação, entre outros temas. Vamos aprovar essas propostas que são fundamentais para Araraquara. Esta conferência leva respostas para a conferência estadual e nacional”, afirmou.
E a presidente do Comjuve (Conselho Municipal da Juventude), Ana Beatriz Alves de Lima, saudou todos os participantes do evento. “Agradeço a todos que vieram e a todos que se engajaram nas pré-conferências para discutir vários temas e propostas. Desejo uma boa conferência.”