13 araraquarenses foram vacinados com doses vencidas da AstraZeneca

Segundo a Secretaria de Saúde, o fato será apurado e, se houver necessidade, as 13 pessoas receberão o imunizante novamente

167

Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país. Em Araraquara, 13 doses foram aplicadas fora da data de validade.

Segundo dados do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, as 13 doses vencidas da Astrazeneca que foram aplicadas no município de Araraquara, foram divididas em 7 doses aplicadas no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), duas no Centro Municipal de Vigilância Epidemiológica, duas na USF do Jardim Adalberto Roxo, uma na USF do Ieda e outra na Unidade de Pronto Atendimento da Vila Xavier.

 As vacinas aplicadas fora da data de validade são dos seguintes lotes:

4120Z001, com validade até 29 de março

4120Z004, com validade até 13 de abril

4120Z005, com validade até 14 de abril

CTMAV5013, com validade até 30 de abril

CTMAV505, com validade até 31 de maio

CTMAV506, com validade até 31 de maio

CTMAV520, com validade até 31 de maio

4120Z025, com validade até 4 de junho

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde já está investigando a suspeita de aplicação de 13 doses de lotes que estariam com a data de validade vencida da vacina Astrazeneca em unidades de Saúde de Araraquara. As 13 pessoas que teriam recebidos essas doses suspeitas foram identificadas e a Secretaria Municipal de Saúde já está entrando em contato.
Causa estranheza o fato de cada frasco da vacina render uma média de 10 doses e a suspeita apontar 13 doses em pontos de vacinação distintos. Além disso, é orientação que os profissionais da saúde confiram a data de validade do imunizante antes da aplicação.
Uma das hipóteses que estão sendo consideradas é de lançamento com atraso da aplicação dessas doses no sistema do Ministério da Saúde, mas o fato vai ser apurado e, se houver necessidade, essas 13 pessoas receberão o imunizante novamente.