Selecione a página

Quebra Queixo

Velório de Vavá – Jean renuncia – Brasil bandido – Buracos tomam conta de rua da Vila Xavier – Bloqueios contra a dengue na Vila Xavier e Centro – Araraquara recebe programa de parceria social da Embraer

Velório de Vavá

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu à juíza Carolina Lebbos, da Vara Federal de Execuções Penais de Curitiba, para comparecer ao velório de seu irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, falecido nessa terça-feira (29). O petista está preso para o cumprimento de sua pena de 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso triplex, investigado pela Operação Lava Jato.

Os advogados alegam que o pedido deve ser julgado com urgência. Segundo a petição, o sepultamento do irmão do ex-presidente está previsto para acontecer na manhã de hoje (30). O enterro e o velório de Genival acontecerão no Cemitério Paulicéia, em São Bernardo do Campo (SP).

“O pedido se pauta por clara correlação fática à previsão legal, que expressamente prevê o direito do cidadão em situação de encarceramento sair temporariamente do estabelecimento em que se encontra na hipótese de falecimento de irmão – como é o caso – dentre outras”, afirmam os advogados do ex-presidente.

Jean renuncia

A Câmara dos Deputados publicou ontem (29) a renúncia do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ao mandato para o qual foi eleito em outubro de 2018. No despacho publicado juntamente com o ofício de Wyllys, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), determina a convocação do primeiro suplente da bancada do PSOL do Rio de Janeiro e a inclusão de seu nome na lista dos parlamentares que tomam posse.

O suplente é o vereador carioca David Miranda (PSOL-RJ). A partir de agora, a Câmara dos Deputados pode tomar as providências necessárias para que Miranda assuma o mandato a partir desta sexta-feira (1°), na 56ª Legislatura.

No ofício protocolado nessa segunda-feira (28), na presidência da Câmara, Willys informa, “em caráter irretratável”, que não vai tomar posse em seu terceiro mandato consecutivo. O deputado anexou à carta apresentada ao seu partido, na última quinta-feira, na qual disse ao PSOL que renunciaria ao mandato e não voltaria ao Brasil.

O deputado afirma na carta que vem sofrendo “ameaças de morte”.

Brasil bandido

O Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram na manhã de ontem (29) operação para cumprir mandados de busca e apreensão e mandados de prisão temporária relacionados ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.

Foram presos três funcionários da Vale diretamente envolvidos e responsáveis pela Mina do Córrego do Feijão e o seu licenciamento. Além disso, foram presos engenheiros terceirizados que atestaram a estabilidade da barragem recentemente.

Após o rompimento da barragem, na sexta-feira (25), foram levantadas hipóteses sobre a validade dos laudos que atestaram a sua segurança. A barragem da Mina Córrego do Feijão não recebia novos rejeitos de minério desde 2015 e seria desativada definitivamente. Em dezembro, foi obtida a licença para o reaproveitamento dos rejeitos e o encerramento das atividades.

A investigação deve apurar se os documentos que aferiram a segurança da barragem foram fraudados ou se houve negligência no processo de vistoria.

 

Curtas

Buracos tomam conta de rua da Vila Xavier

Após receber denúncia de munícipes, o vereador Elias Chediek (MDB) esteve na Avenida Jorge Haddad, entre as ruas Maestro José Tescari e Benedito Flório, na Vila Xavier, onde os buracos tomam conta de um dos lados da sarjeta.

O parlamentar fará uma indicação à Prefeitura solicitando o reparo do asfalto, uma vez que os buracos, além atrapalharem o estacionamento dos carros, acabam acumulando água, podendo servir de criadouro para o mosquito da dengue.

“Além do mato alto, pudemos perceber os pneus dos carros completamente dentro dos buracos que, com as chuvas, empoçam água. Já estamos pedindo para que a Prefeitura tome as devidas providências”, afirmou Chediek.

Bloqueios contra a dengue na Vila Xavier e Centro

As equipes de Controle de Vetores seguem realizando ações de combate à proliferação do mosquito da dengue. Ontem (29), as equipes realizaram bloqueios nos bairros do Centro, Jardim Dumont, Jardim Santa Maria e Jardim América.

A colaboração da população é fundamental. Para isso, deve-se evitar o acúmulo de qualquer recipiente que possa significar água parada e criadouros do mosquito, como por exemplo, água em pneus velhos e garrafas que devem ser viradas com a boca para baixo. Também é necessário lavar a vasilha de água de animais de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas. Lembrando que a limpeza do quintal é dever dos moradores. 80% dos criadouros estão dentro das casas.

Os moradores que não permanecem em casa para receber as equipes, podem entrar em contato com a Gerência de Controle de Vetores pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica (0800-774044) e agendar uma visita. O mesmo número pode ser utilizado para denúncias.

Araraquara recebe programa de parceria social da Embraer

O Instituto Embraer divulgou nessa quarta-feira (23) a lista de organizações não governamentais que serão contempladas na 15ª edição do Programa de Parceria Social. Ao longo deste ano, 13 instituições sociais irão atuar em parceria com o instituto na realização de projetos socioeducativos nas comunidades em que a Embraer está presente no Brasil. As iniciativas vão desde formação em robótica e gestão em negócios até oficinas de leitura e letramento.

As regiões de Botucatu e Araraquara tiveram o maior número de contempladas, com cinco instituições. Entre elas, a maioria prevê a implementação de projetos educativos, que variam de letramento a formação em exatas; e de tecnologia e inovação, como formação em robótica para crianças e jovens.

O Programa de Parceria Social (PPS) é um dos programas do Instituto e consiste em oferecer suporte financeiro e intelectual, por meio de campanhas de incentivo ao voluntariado entre os colaboradores da empresa. Com 15 anos de duração, o programa já atuou como parceiro de mais de 180 projetos e beneficiou mais de 90 mil pessoas.

A lista de instituição está no site do Instituto Embraer:

http://institutoembraer.org.br/listaparceriassociais2019/

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade