Select Page

Quebra Queixo



Maduro safado – Armas liberadas – No serrote – Mau cheiro no Arangá, Curso sobre hortas – Oficinas esportivas

Maduro safado

O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, de 56 anos, tomou posse nessa quinta-feira (10) para um segundo mandato, desta vez até 2025. Ele venceu eleições consideradas fraudulentas pela oposição e por grande parte da opinião pública internacional. A abstenção foi de mais de 54% dos eleitores.

A Venezuela está em meio a uma grave crise econômica e humanitária, com mais de 3 milhões de habitantes tendo deixado o país devido a falta de alimentos e remédios.

Em seu discurso, Maduro afirmou que há uma tentativa internacional de “principiar um processo de desestabilização”. Disse que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, é “um fascista”, contaminado pela direita venezuelana, que vem impulsando a “direita de toda a região”.

 

Armas liberadas

O presidente Jair Bolsonaro sinalizou, ontem (10), que deve assinar hoje o decreto que flexibiliza a posse de armas. A informação é do governador de São Paulo, João Doria, e da deputada federal eleita Joice Hasselmann (PSL-SP), que estiveram reunidos por cerca de uma hora com o Presidente da República no Palácio do Planalto.

O texto do decreto está sob análise da Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil (SAJ). Em etapa de finalização, também passa por nova avaliação dos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Um dos pontos que já têm a aprovação de Moro e do governo, segundo o Estado apurou, é o aumento do prazo de validade da autorização da posse de armas, dos atuais 5 para 10 anos.

 

No serrote

Justiça suíça autorizou o envio de informações bancárias ao Brasil para compor investigação que apura supostos repasses para campanhas do PSDB e do senador José Serra por meio de instituições financeiras locais. A decisão final, tornada pública na manhã dessa quinta-feira (10), ocorre após os suíços rejeitarem um recurso que pedia a suspensão da cooperação entre as procuradorias dos dois países.

No pedido, os procuradores brasileiros solicitavam todas as movimentações bancárias envolvendo as offshores entre 2006 e 2017. Em agosto de 2017, o MP suíço aceitou o pedido e ainda bloqueou os recursos. Cinco meses depois, em 5 de janeiro de 2018, a Justiça de Berna autorizou o envio de dados das contas ao Brasil.

Curtas

 

Mau cheiro no Arangá 

Um mau cheiro nas proximidades da empresa Heineken tem causado transtornos a quem vive na região. Depois de receber várias reclamações dos moradores e constatar que algumas dessas reclamações estavam pendentes na CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o vereador e vice-presidente da Câmara, Edio Lopes (PT), procurou o Ministério Público (MPSP) com o intuito de resolver o problema.

Em conversa com o promotor José Carlos Monteiro, na tarde da quarta-feira (9), o parlamentar explicou o ocorrido e pediu a intervenção do MP. “O odor causa transtornos aos moradores e a quem passa pelo local. Quando chove, o mau cheiro fica ainda pior”, relatou Lopes.

Ainda durante a reunião, Monteiro entrou em contato com a CETESB, que já autuou a empresa, e solicitou a cópia do processo para que pudesse instalar inquérito civil.

 

Curso sobre hortas

Desde ontem (10) até 18 de janeiro, o DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara), por meio do Trabalho Socioambiental Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Saneamento para Todos, está com inscrições abertas para as capacitações gratuitas Horta Comunitária, Horta Caseira e Horta Vertical, com 4, 12 e 16 horas de duração, respectivamente. Moradores dos bairros das zonas norte e sul, acima de 16 anos e beneficiados pelas obras de abastecimento de água do PAC, podem se inscrever em um ou mais cursos. As aulas estão previstas para iniciar na segunda quinzena de fevereiro.

Como há um limite de até 40 pessoas por curso, as vagas para Horta Caseira e Horta Vertical serão ofertadas primeiramente aos moradores que participaram de reuniões do Trabalho Socioambiental, realizadas pelo DAAE em 2018, e, para o título Horta Comunitária, pessoas já engajadas em projetos comunitários de hortas urbanas terão preferência.

As aulas serão ministradas preferencialmente aos sábados, com pausas para almoço em dias de período integral e intervalo para o lanche em dias de meio período de curso. “Importante destacar que os alunos não terão despesas com material didático, alimentação e kit de jardinagem. Ainda, receberão um certificado de conclusão”.

Para se inscrever é preciso apresentar RG e comprovante de endereço no nome da pessoa que deseja participar das aulas. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal.

 

Oficinas esportivas

Os estudantes da Escola Estadual “Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro”, no Jardim São Rafael, terão em breve três novas oficinas à disposição: dama e xadrez, caratê e tênis de mesa. A iniciativa foi confirmada na tarde da quinta-feira (11), em uma reunião entre o vereador Rafael de Angeli (PSDB), a vice-diretora da escola, Silvana Luzia Beil, o coordenador pedagógico, Rafael Paiva, e o gestor das Escolinhas de Esportes da Prefeitura, João Batista Mantovani.

“As oficinas esportivas serão um incentivo para promover a educação e a cidadania na escola e, consequentemente, em toda a comunidade que a circunda”, declarou Angeli, que intermediou o contato entre a escola e a Secretaria de Esportes e Lazer, a fim de viabilizar a implantação das oficinas. “Nossa intenção é oferecer os cursos no contraturno”, explica Paiva. “Além disso, as oficinas serão importantes principalmente nos meses ociosos, em dezembro e janeiro, para eles terem atividades durante as férias”.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos