Select Page

Vereadores recebem comitiva portuguesa para intercâmbio político-administrativo

Vereadores recebem comitiva portuguesa para intercâmbio político-administrativo

“Trocar experiências culturais e político-administrativos com nosso país-irmão”. Com essa fala, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), abriu o evento promovido no Plenário da Casa de Leis na última sexta-feira (18) para receber vereadores da cidade portuguesa de Torres Vedras. A comitiva veio acompanhada de um coletivo de artistas para a realização do projeto “Arte ao Centro”.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Torres Vedras e também chefe do Executivo, Carlos Manuel Antunes Bernardes, apresentou um panorama geral da cidade. De acordo com a autoridade, a agricultura é o setor carro-chefe da economia, com destaque para produção de vinho. Em seguida, destaca-se o papel das empresas, totalizando aproximadamente 10 mil organizações, de pequeno porte até multinacionais. O resultado é um índice de apenas 4,5% de desemprego, para um cenário nacional de 7,6%. “É o nosso ecossistema diversificado que garante consistência social”, explicou.

Pela segunda vez em Araraquara, a vereadora portuguesa Ana Brígida Anacleto Meireles Clímaco Umbelino ressaltou a efervescência cultural do município. “Ficamos impressionados com o pulsar artístico dessa cidade. Este intercâmbio visa à coprodução de pensamentos. Vamos partilhar visões e, coletivamente, construir algo novo”, pontuou. A parlamentar se mostrou interessada no processo de elaboração do Orçamento Participativo, modelo também adotado pela cidade portuguesa. “Conferimos muita importância à participação popular”, destacou.

Semelhanças e diferenças

Neste intercâmbio entre Araraquara e Torres Vedras, a diferença mais evidente entre as duas cidades está na constituição do sistema político. Enquanto aqui, há as figuras do prefeito – autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo – e dos vereadores – responsáveis pela elaboração de leis e fiscalização do Executivo; na cidade portuguesa, o presidente da Câmara é quem exerce a chefia do Executivo e cada parlamentar assume as atribuições das secretarias para as quais foram eleitos.

Participaram também do encontro autoridades da Prefeitura e os vereadores Edio Lopes (PT), Edson Hell (PPS), Elton Negrini (PSDB), Elias Chediek (MDB), Gerson da Farmácia (MDB), José Carlos Porsani (PSDB), Juliana Damus (Progressistas), Lucas Grecco (PSB), Magal Verri (MDB), Paulo Landim (PT), Rafael de Angeli (PSDB), Roger Mendes (Progressistas), Thainara Faria (PT) e Zé Luiz – Zé Macaco (PPS). Os parlamentares aproveitaram a oportunidade para trocar experiências sobre as políticas públicas desenvolvidas no município português a respeito do direito dos animais, dos idosos e das pessoas em situação de rua.

Arte ao Centro

Para a vereadora portuguesa, Ana Umbelino, o projeto “Arte ao Centro” tem como objetivo “aproximar cidades de diferentes geografias por meio da arte a fim de dirimir distâncias e criar pontes”. As atividades, que seguem até o dia 27 de maio, são uma realização da Prefeitura Municipal de Araraquara, da Câmara Municipal de Torres Vedras e do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Araraquara, e tem como objetivo a produção de arte e troca de experiências entre artistas e comunidade.

Entre os artistas estão António Bártolo, Pedro Alves, Olga Neves e André Baptista. Ilustradores e artistas plásticos, assim como Cátia Candeias, curadora do Bang Awards – Festival Internacional de Cinema de Animação, que será uma das atrações do projeto, com exibições de curtas de animações em escolas da rede municipal, numa parceria com o Cine Campus, da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.

Durante o evento, será aberta uma exposição com trabalhos dos artistas de Portugal, na Casa da Cultura. Espaços parceiros do projeto também irão expor trabalhos dos artistas, assim como sediarão atividades de formação. Outra atração é o II Encontro Internacional de Desenho de Rua, realizado pelo coletivo Urban Skertchers Araraquara, cujas inscrições devem ser feitas pelo e-mail usk.araraquara@gmail.com

Últimos Vídeos

Loading...

Arquivos